EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO, TRANSFORMAÇÕES E O PAPEL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3786

Palavras-chave:

Educação profissional, Institutos Federais, Políticas educacionais, História da educação, Formação técnica

Resumo

Este artigo realiza uma revisão de literatura sobre a trajetória histórica da educação profissional no Brasil, com ênfase no papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O objetivo central é analisar o panorama histórico e as transformações do ensino profissionalizante no Brasil, destacando a evolução da Educação Profissional e o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na consolidação dessa modalidade educacional. A metodologia baseia-se em revisão de literatura, abrangendo legislações, estudos acadêmicos e documentos históricos. Os resultados evidenciam que a educação profissional brasileira foi marcada por momentos decisivos, como a criação do SENAI e SENAC (década de 1940), a reforma tecnicista durante o regime militar (Lei nº 5.692/71) e a redemocratização, que culminou na integração entre ensino técnico e educação básica pela LDB de 1996. A Lei nº 11.892/08, que instituiu os IFs, representou um marco ao unir formação técnica, graduação e pós-graduação em um modelo gratuito e capilarizado. Contudo, persistem desafios, como a necessidade de atualização curricular frente às demandas da Quarta Revolução Industrial e a redução das desigualdades regionais no acesso. Conclui-se que os IFs são fundamentais para a democratização da educação profissional, mas exigem políticas públicas sustentáveis que garantam financiamento, articulação com arranjos produtivos locais e equilíbrio entre formação humanística e tecnicista. O estudo reforça a relevância de pesquisas futuras sobre o impacto dos IFs no desenvolvimento socioeconômico regional.

Biografia do Autor

Eduarda Machado Gomes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Codó), atualmente é mestranda em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação da Professora Doutora Alda Lúcia Gomes Monteiro.

Wemerson Leonardo Cruz da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Codó), atualmente é mestrando em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do Professor Doutor Josinaldo Lopes Araujo Rocha, com bolsa concedida pelo Programa de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Possui ampla produção científica, com publicações em periódicos e eventos nacionais e internacionais, abordando temáticas como educação ambiental, formação de professores, ciências agrárias/ciência do solo e inteligência artificial aplicada à educação. Atua como pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Saúde e Meio Ambiente (GPIESMA/IFMA), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência nas áreas de educação ambiental, ciências agrárias e ciência do solo, além do uso da inteligência artificial na educação, atuando principalmente nos temas fertilidade do solo e nutrição de plantas, educação ambiental e agricultura familiar.

João Marcelo do Nascimento Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Codó, Maranhão, Brasil

Graduando em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Codó).

Francisco de Assis Lopes Bispo Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Codó, Maranhão, Brasil

Francisco de Assis Lopes Bispo Junior é graduando em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, onde ingressou em 2017. Durante a formação, adquiriu conhecimentos sólidos em áreas como: agricultura familiar, manejo sustentável, agroecologia, extensão rural, etc. 

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Gomes, E. M., Cruz da Silva, W. L. ., Borges, J. M. do N. ., & Bispo Junior, F. de A. L. . (2025). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO, TRANSFORMAÇÕES E O PAPEL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3786

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