JOGO “QUEM SOU EU?” COMOM ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Vitória de Sena Magalhães Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Helber Matheus de Oliveira Ferraz Carvalho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ewerton Carvalho de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3755

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas, Ensino Superior, Estratégias didáticas

Resumo

A Física é tida como uma disciplina muito difícil de ser compreendida, principalmente no ensino superior, onde apresenta um maior rigor técnico. Atividades pedagógicas com características lúdicas são geralmente eficientes em transformar assuntos difíceis e enfadonhos em momentos de prazerosos de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo didático a ser implementado em turmas da disciplina Bases de Física e Química Aplicadas à Farmácia (BQF), do itinerário formativo do curso superior de bacharelado em Farmácia. Os resultados da testagem do jogo em sala de aula de uma turma da referida disciplina mostraram que o jogo elaborado foi aceito pela turma e que os discentes aprenderam conceitos de física se divertindo.

Biografia do Autor

Vitória de Sena Magalhães, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de bacharelado em farmácia da UFPA.

Helber Matheus de Oliveira Ferraz Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de bacharelado em farmácia pela UFPA.

Ewerton Carvalho de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutor em Química pela UFPA, professor na UFRA

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

Referências

BATISTA, C. Um Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino de Luz e Cores no Ensino Médio. Fortaleza: UFC, 2023.

BERNARDES, A. O.; SILVA, A. P. M. da. Jogo didático para o ensino de Física com alunos portadores de deficiência intelectual. Revista Educação Pública, v. 19, nº 27, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/27/utilizando-jogo-didatico-para-o-ensino-de-fisica-no-contexto-da-deficiencia-intelectual

COSTA, M. Jogos educativos no ensino da Física: estratégias para engajamento. São Paulo: Editora Acadêmica, 2022.

LEANDRO, J. F. M. et al.. USO DO LÚDICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE FÍSICA (HIDROSTÁTICA) NO ENSINO SUPERIOR. In: Revolutionizing Learning: Innovative Approaches in Educational Sciences, Seven Editora, 2024. DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-010.

LIMA, A. P.; ALMEIDA, M. F. O uso de questionários em pesquisa-ação: vantagens e limitações. Pesquisa e Prática Educacional, v. 30, n. 2, p. 56-72, 2021.

LOZZA, R.; RINALDI, G. P. O USO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 575–592, 2017. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/264. Acesso em: 14 mar. 2025.

MARTINS, J. P. Experimentação e ludicidade na Física: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Ciência Press, 2023.

MEROTO, M. B. N. et al. JOGANDO PARA APRENDER: COMO A GAMIFICAÇÃO ESTÁ MUDANDO A EDUCAÇÃO. Revista Foco, Curitiba (PR), v.17, n.1, e4122, p.01-18, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n1-058.

OLIVEIRA, R. Aprendizagem ativa e ludicidade: o impacto no ensino da Física. Belo Horizonte: EdUFMG, 2020.

PEREIRA, T. O uso de jogos de tabuleiro na educação científica. Porto Alegre: Edipucrs, 2021.

SILVA, A. O brincar e o aprender: a importância da ludicidade no ensino. Recife: UFPE, 2021.

SILVA, J. S. A pesquisa-ação como ferramenta de transformação social: um estudo de caso. São Paulo: Editora Pioneira, 2021.

SOUZA, L. Motivação no ensino da Física: uma abordagem lúdica. Brasília: UnB, 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

de Sena Magalhães, V., de Oliveira Ferraz Carvalho, H. M., Carvalho de Souza, E. ., & dos Santos Silva, A. (2025). JOGO “QUEM SOU EU?” COMOM ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3755

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3