PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO AMAZONAS
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3722Palavras-chave:
Estudantes de Odontologia, Endodontia, EnsinoResumo
Introdução: O tratamento endodôntico é indicado para casos de lesões extensas de cárie, traumas dentários e alterações pulpares. Esse procedimento permite a preservação da função e da estética do dente na cavidade oral. Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos do curso de odontologia de uma universidade privada do Amazonas sobre as dificuldades na realização dos procedimentos endodônticos. Metodologia: estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, utilizando um questionário 19 questões aplicado a acadêmicos de odontologia matriculados no 7º e 8º semestre do curso de Odontologia. Os dados foram analisados através estatística descritiva. Resultados: Participaram do estudo 32 acadêmicos de Odontologia, sendo a maioria do sexo feminino (65%) e com idade entre 20 e 25 anos (78%). Sobre o conhecimento em tratamento endodôntico, 78% relataram dificuldades quanto à eficácia da anestesia. Em relação às técnicas radiográficas aplicadas à endodontia, 78% afirmaram ter conhecimento, enquanto 75% demonstraram familiaridade com os medicamentos intracanais. Apesar desse conhecimento teórico, todos os participantes relataram dificuldades na utilização de medicamentos intracanais e na execução da instrumentação com o sistema ProTaper®. Especificamente, 75% apresentaram dificuldades na técnica de instrumentação Crown Down/Oregon, 66% na instrumentação mecânica da raiz e 88% na verificação e remoção do teto da câmara pulpar. Conclusão: Os resultados indicam que, embora os acadêmicos demonstrem conhecimento sobre as técnicas da terapia endodôntica, ainda enfrentam desafios na sua aplicação prática, mesmo nos períodos finais do curso. O debate proposto neste estudo pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticas que aprimorem o aprendizado e a execução dos procedimentos endodônticos, visando a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.
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