PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO AMAZONAS

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3722

Palavras-chave:

Estudantes de Odontologia, Endodontia, Ensino

Resumo

Introdução: O tratamento endodôntico é indicado para casos de lesões extensas de cárie, traumas dentários e alterações pulpares. Esse procedimento permite a preservação da função e da estética do dente na cavidade oral. Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos do curso de odontologia de uma universidade privada do Amazonas sobre as dificuldades na realização dos procedimentos endodônticos. Metodologia: estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, utilizando um questionário 19 questões aplicado a acadêmicos de odontologia matriculados no 7º e 8º semestre do curso de Odontologia. Os dados foram analisados através estatística descritiva. Resultados: Participaram do estudo 32 acadêmicos de Odontologia, sendo a maioria do sexo feminino (65%) e com idade entre 20 e 25 anos (78%). Sobre o conhecimento em tratamento endodôntico, 78% relataram dificuldades quanto à eficácia da anestesia. Em relação às técnicas radiográficas aplicadas à endodontia, 78% afirmaram ter conhecimento, enquanto 75% demonstraram familiaridade com os medicamentos intracanais. Apesar desse conhecimento teórico, todos os participantes relataram dificuldades na utilização de medicamentos intracanais e na execução da instrumentação com o sistema ProTaper®. Especificamente, 75% apresentaram dificuldades na técnica de instrumentação Crown Down/Oregon, 66% na instrumentação mecânica da raiz e 88% na verificação e remoção do teto da câmara pulpar. Conclusão: Os resultados indicam que, embora os acadêmicos demonstrem conhecimento sobre as técnicas da terapia endodôntica, ainda enfrentam desafios na sua aplicação prática, mesmo nos períodos finais do curso. O debate proposto neste estudo pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticas que aprimorem o aprendizado e a execução dos procedimentos endodônticos, visando a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Darcléia Carneiro Sacht , UNIVERSIDADE PAULISTA , Manaus

Odontóloga 

 

Raylson Emanuel Dutra Da Nóbrega, Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Mestre em Saúde Pública, Odontólogo da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Rosana Pimentel Correia Moysés , Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos

PhD, Odontóloga, Professora Adjunta do Curso de Odontologia da UNIFESO, RJ. Pesquisadora no Observatório de Saúde Comunitária, Saúde Ambiental e Territórios Sanitários da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil e Colaboradora no Grupo de InvestigaçãoiHealth4Well-being, CESPU, PortugalColaboradora no Grupo de InvestigaçãoiHealth4Well-being, CESPU, Portugal

Nely Cristina Medeiros Caires, Universidade Paulista

PhD, Odontóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Amazonas, Professora da UNIP, Manaus, Pesquisadora do Observatório de Saúde Comunitária, Saúde Ambiental e Territórios Sanitários da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

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Publicado

2025-03-30

Como Citar

Sacht , D. C. ., Da Nóbrega, R. E. D. ., Moysés , R. P. C. . ., & Caires, N. C. M. . (2025). PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO AMAZONAS: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS DIFICULDADES NOS PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–11. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3722