DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3070Palavras-chave:
Desenho Universal Da Aprendizagem; Contexto Escolar; Ensino Público.Resumo
O desenho universal da aprendizagem (DUA) é uma filosofia que busca tornar acessível a todos o currículo escolar, pois é através dele que são utilizados os diferentes meios de representação e execução dos conteúdos. Para tanto o presente artigo objetiva analisar de que forma o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) é utilizado em uma instituição de ensino público no município de Linhares-ES. Tendo como método de pesquisa as questões qualitativas, usando a ferramenta entrevista estruturada, contendo dezesseis perguntas discursivas, como campo para coleta de dados, direcionada a professora que atua no atendimento educacional especializado da sala de recursos multifuncionais da referida instituição. Os resultados esperados desta análise visam compreender as práticas pedagógicas relacionadas ao DUA, identificando desafios e possibilidades de implementação no contexto escolar. Assim, ao investigar a aplicação do DUA, o artigo se propõe a contribuir para o debate sobre inclusão educacional, ressaltando a importância de adaptações curriculares e metodológicas que promovam a acessibilidade e a equidade no ensino.
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