A INCLUSÃO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO POLÍTICA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3013Palavras-chave:
Jogos digitais. Educação. Políticas públicas.Resumo
Os jogos foram fundamentais para o desenvolvimento humano, sendo aprimorado desde a antiguidade, passando por um período de proibição denominado Idade Média para o chamado renascimento. Na atualidade, sob a ótica pedagógica, há registros de que é possível através dos jogos digitais otimizar o aprendizado. A metodologia utilizada nesta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. A base de dados utilizada foi a Plataforma Capes e Scielo para o levantamento das produções acadêmicas incluindo artigos e documentos digitais. Apresenta como resultado a relevância de políticas públicas de inclusão de jogos digitais como ferramenta na transformação da educação básica. Por fim sugere-se a extensão das pesquisas no campo dos jogos digitais e propor estudo comparativo a fim servir como escopo ao Estado na diretriz de políticas educacionais moderna e efetiva.
Referências
AVELAR, Michely Gomes; BARROS, Déborah Magalhães de. O ensino de línguas pelo viés funcional: Os usos de bug, buff, lag, e nerf nosjogos digitais. 2019. Disponível em https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.42390. Acesso em: 25 de novembro de 2023.
BANNELL, Ralph Ings et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2016. 158 p.
BARRETO, Raquel Goulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 41-58, jan./abr. 2012.Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/24739> Acesso em: .» https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/24739>
BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017, que institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm>
BRASIL. Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional da Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa de Inovação Educação Conectada, Diretrizes. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77471-diretrizes-e-criterios-do- programa-de-inovacao-educacao-conectada-pdf/file>
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014b. 86 p. (Série legislação; n. 125).Disponível em
http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento- referencia.pdf
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! 3. ed. ren. Santos, SP: Projeto Cooperação, 1999.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 2ºed. São Paulo: Cortez, 1997.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora Da UNESP (FEU), 1999.
COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar. Coleção Polêmicas do NossoTempo, 87. Campinas: Autores Associados, 2003.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª edição, SP: Cortez, 1999.
LANES, D.V.C.; SANTOS, M.E.T. dos; SILVA, E.F.de S.J.; LANES, K.G.; PUNTEL, R.L.; FOLMER, V. Estratégias Lúdicas para a construção de hábitos alimentares saudáveis na Educação Infantil. Revista Ciências & Ideias. Volume 4, N.1 - Julho/2012, pp 1- 12.
Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015; Lei Federal nº 14.533/2023;
Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
MACHADO (2020) Software educacional com realidade aumentada: para mediar o aprendizado de crianças surdas usuárias da libras e do português
MURCIA, Juan Antonio Moreno (Org). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.92, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.