OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM MARI-PB

Autores

  • Francisco Alves Cordeiro Neto Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Mari - PB, Brasil
  • Aguinaldo Pereira Instituto Federal de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2876

Palavras-chave:

Educação do campo, Gestor escolar, Relação escola comunidade, Gestão democrática.

Resumo

Este artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL. Decreto 7.352 de 4/11/2010 Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. BRASIL Portaria Nº 579, de 2 de julho de 2013 Institui a Escola da Terra. DOU Nº 126/2013, p.11).

BRASIL. Lei n. 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Diário Oficial da União: Brasília, Distrito Federal, 28 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação para a Educação do Campo.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Panorama da educação do campo. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.

I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Texto Base. Brasília DF, 1998.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2011.

LÜCK, Heloísa. FREITAS, Kátia Siqueira de. GIRLING, Robert. KEITH, Sherry. A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar. Editora Vozes, 2005.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, ET AL. Escola e a aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Saberes implicados na formação do educador. In: Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A da. (Orgs.), VI. 1. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Alves Cordeiro Neto, F. ., & Pereira, A. (2024). OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM MARI-PB. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2876