COMPREENSÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO QUANTO A PREVISÃO E VARIAÇÃO DA DEMANDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Daniella Freitas Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI
  • Daniel Libardi Silva Faculdade de Ensino Superior Linhares
  • Valquiria Constancio Batista Faculdade de Ensino Superior Linhares https://orcid.org/0000-0001-7115-5614

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2513

Palavras-chave:

Previsão de demanda; Variação de demanda; Gestão de estoque.

Resumo

Garantir a eficácia na produção e otimizar os recursos operacionais são objetivos cruciais que exigem uma atenção dedicada ao planejamento da demanda. Nas diversas operações das empresas, a falta de previsibilidade pode levar a rupturas, excessos ou obsolescência de estoques, resultando em perdas financeiras. A administração de materiais contribui para vantagens competitivas, redução de custos e investimentos em estoques. A falta de previsibilidade da demanda representa um desafio significativo. Este artigo aborda como a teoria da administração da produção identifica a previsão e a variação da demanda no contexto da administração de materiais, em casos brasileiros, através do levantamento de práticas e métodos adotados por diversos estudos. Identificou-se como a teoria da administração da produção compreende a previsão e variação da demanda, foi mapeado estudos acerca dos temas, e analisou-se como as técnicas de previsão impactam a gestão de estoques, identificando as práticas recorrentes para a colaboração entre planejamento da demanda e de materiais. Os resultados da pesquisa revelam uma diversidade de perspectivas quando analisado a previsão de demanda, mostram que há diversos fatores que influenciam as demandas e variações, mas todos concordam que prever com precisão a demanda é crucial para gerir estoques de forma eficiente e satisfazer os clientes. É destacado a importância de um eficiente alinhamento entre áreas de suprimento, planejamento e comercial, impactando em positivos níveis de serviço. Portanto, tais casos ressaltam a abordagem integrada na gestão da cadeia de abastecimento, visando a redução de riscos e otimização de recursos.

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. 5 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BORGES C. T.; CAMPOS S. M.; BORGES C. E. Implantação de um sistema para o controle de estoques em uma gráfica/editora de uma universidade. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 3, n. 1, p. 236-247, Jul./Dez. 2010.

CORRÊA, H. L. Gestão de Redes de Suprimentos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DE SOUSA, A.; VIAGI, A. Administração De Variações De Demanda Com Uso Do Estoque De Segurança. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 8, n. 13, p. 16-34, 2020.

DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

DOS REIS, J. et al. Previsão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em um comércio de baterias automotivas. South American Development Society Journal, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2017.

DOS SANTOS, M. et al. Cálculo da previsão de demanda de uma multinacional. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 6, p. 3035-3052, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOMES, R.P; MILAN, W.W. Gestão de estoque pelo método do estoque máximo-mínimo em uma empresa de médio porte do ramo de revenda de combustível em Carneirinho-MG. Organizações e Sociedade, v. 6, n. 5, p. 19-36, 2017.

GONÇALVES, P. S. Administração de Materiais. 3. Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020.

MARTINS, P. G. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2021.

SANTOS, A.; RODRIGUES, I. Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: estudo de caso em uma indústria química. Gestão & Produção, v. 13, p. 223-231, 2006.

SLACK. N, JONES. A, BURGUESS. N; Administração da Produção. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2023.

SOUZA, J.; SANTOS, L. Análise do Impacto da Variação de Demanda sobre o Nível de Serviço Logístico: Um Estudo de Caso em uma Indústria Multinacional de Cosméticos. Universidade Federal de Campina Grande, 2020.

TEIXEIRA, E. Gerenciamento De Estoques E Planejamento De Demanda: Estudo De Caso Na Empresa Imdepa Rolamentos Importação E Comércio Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2016.

TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

VASCONCELLOS, M.; GARCIA, M. Fundamentos de economia. 6. ed. Saraiva, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Freitas, D., Silva, D. L. ., & Batista, V. C. . (2024). COMPREENSÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO QUANTO A PREVISÃO E VARIAÇÃO DA DEMANDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2513

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.