COMPREENSÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO QUANTO A PREVISÃO E VARIAÇÃO DA DEMANDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2513Palavras-chave:
Previsão de demanda; Variação de demanda; Gestão de estoque.Resumo
Garantir a eficácia na produção e otimizar os recursos operacionais são objetivos cruciais que exigem uma atenção dedicada ao planejamento da demanda. Nas diversas operações das empresas, a falta de previsibilidade pode levar a rupturas, excessos ou obsolescência de estoques, resultando em perdas financeiras. A administração de materiais contribui para vantagens competitivas, redução de custos e investimentos em estoques. A falta de previsibilidade da demanda representa um desafio significativo. Este artigo aborda como a teoria da administração da produção identifica a previsão e a variação da demanda no contexto da administração de materiais, em casos brasileiros, através do levantamento de práticas e métodos adotados por diversos estudos. Identificou-se como a teoria da administração da produção compreende a previsão e variação da demanda, foi mapeado estudos acerca dos temas, e analisou-se como as técnicas de previsão impactam a gestão de estoques, identificando as práticas recorrentes para a colaboração entre planejamento da demanda e de materiais. Os resultados da pesquisa revelam uma diversidade de perspectivas quando analisado a previsão de demanda, mostram que há diversos fatores que influenciam as demandas e variações, mas todos concordam que prever com precisão a demanda é crucial para gerir estoques de forma eficiente e satisfazer os clientes. É destacado a importância de um eficiente alinhamento entre áreas de suprimento, planejamento e comercial, impactando em positivos níveis de serviço. Portanto, tais casos ressaltam a abordagem integrada na gestão da cadeia de abastecimento, visando a redução de riscos e otimização de recursos.
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. 5 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BORGES C. T.; CAMPOS S. M.; BORGES C. E. Implantação de um sistema para o controle de estoques em uma gráfica/editora de uma universidade. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 3, n. 1, p. 236-247, Jul./Dez. 2010.
CORRÊA, H. L. Gestão de Redes de Suprimentos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DE SOUSA, A.; VIAGI, A. Administração De Variações De Demanda Com Uso Do Estoque De Segurança. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 8, n. 13, p. 16-34, 2020.
DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.
DOS REIS, J. et al. Previsão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em um comércio de baterias automotivas. South American Development Society Journal, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2017.
DOS SANTOS, M. et al. Cálculo da previsão de demanda de uma multinacional. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 6, p. 3035-3052, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOMES, R.P; MILAN, W.W. Gestão de estoque pelo método do estoque máximo-mínimo em uma empresa de médio porte do ramo de revenda de combustível em Carneirinho-MG. Organizações e Sociedade, v. 6, n. 5, p. 19-36, 2017.
GONÇALVES, P. S. Administração de Materiais. 3. Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020.
MARTINS, P. G. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2021.
SANTOS, A.; RODRIGUES, I. Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: estudo de caso em uma indústria química. Gestão & Produção, v. 13, p. 223-231, 2006.
SLACK. N, JONES. A, BURGUESS. N; Administração da Produção. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2023.
SOUZA, J.; SANTOS, L. Análise do Impacto da Variação de Demanda sobre o Nível de Serviço Logístico: Um Estudo de Caso em uma Indústria Multinacional de Cosméticos. Universidade Federal de Campina Grande, 2020.
TEIXEIRA, E. Gerenciamento De Estoques E Planejamento De Demanda: Estudo De Caso Na Empresa Imdepa Rolamentos Importação E Comércio Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2016.
TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
VASCONCELLOS, M.; GARCIA, M. Fundamentos de economia. 6. ed. Saraiva, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.