O ORIENTADOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DISCENTE

APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA FREIREANA

Autores

  • André de Azambuja Maraschin Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT-substituto

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2456

Palavras-chave:

Serviço de Orientação Educacional, Paulo Freire, Amostragem Bola de Neve

Resumo

Esta produção aborda um breve resgate histórico acerca da profissão do Orientador Educacional, a partir de leis e publicações científicas que retratam a evolução do seu campo de atuação. Por meio de uma pesquisa exploratória, com técnica de amostragem via aproximação da Amostragem em Bola de Neve. Foi intenção responder a seguinte questão: Que visão têm os estudantes do ensino médio sobre o trabalho do Orientador Educacional na escola? Como objetivo, se buscou discutir o trabalho do Orientador Educacional nas escolas, pelo viés da pedagogia Freireana, levando em consideração a visão de alunos do ensino médio. Conclui-se que os estudantes percebem, na maioria dos profissionais da Orientação Educacional, um perfil contemporâneo, preocupado com o desenvolvimento integral dos sujeitos e que instiga autonomia e criticidade, dentro e fora do ambiente escolar. Uma pequena parcela percebeu profissionais desatualizados e/ou despreparados, sinalizando a necessidade de constantes formações.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

de Azambuja Maraschin, A. (2024). O ORIENTADOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DISCENTE: APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA FREIREANA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2456