O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA QUALIDADE DO APRENDIZADO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2400Palavras-chave:
aprendizado, enfermagem, pandemia, covid-19Resumo
Introdução: A pandemia do COVID-19 foi responsável pela morte de milhares de pessoas e um momento de grande terror para os seres humanos. Durante esse período os indivíduos tiveram de se adaptar, já que foi necessário o distanciamento social para evitar a propagação da doença e a morte em massa da população. Com isso, as instituições de ensino tiveram que adotar novos métodos de aprendizado que suprissem o déficit causado pela quarentena, optando então pela educação à distância onde os estudantes assistiam as aulas que, antes se davam na faculdade de forma presencial, nas suas casas a partir de dispositivos conectados à internet. Objetivo: descrever complicações no ensino durante o ápice da COVID 19 e as consequências de uma pandemia mundial na vida dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica integrativa.
Palavras-chave: Aprendizado; Enfermagem; Pandemia; COVID-19.
Referências
ACRANI, Gustavo Olszanski. Et al. Realização de medidas preventivas contra SARS-CoV-2/Covid-19: um estudo transversal em Passo Fundo, RS. Cadernos Saúde Coletiva, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/j99Mt48qQ5mYvC7wcnsqgFC/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 07 mai. 2024.
AFFONSO, Suselei Bedin; QUINELATO, Eliane. Educação a Distância: Algumas Considerações a Respeito do Autogerenciamento da Aprendizagem pelos Estudantes. Ead em foco Revista cientifica em Educação á distancia, v.4, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/o-ensino . Acesso em: 22 mar. 2024.
ALVES, Evaldo de Lelis. Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros. Escola de enfermagem, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/1/tcc_final2.pdf .Acesso em: 22 abr. 2024.
ALVES, Suzana Pereira et al. Impactos da pandemia da COVID-19 no ensino teórico-prático da graduação em enfermagem. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 4. Disponível em: https://search.app.goo.gl/cFf2hB7. Acesso em: 25 abr. 2024.
AQUINO, Estela Maria L. et al. MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CONTROLE DA PANDEMIA DE COVID-19: POTENCIAIS IMPACTOS E DESAFIOS NO BRASIL. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 6, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?lang=pt#ModalScimago . Acesso em: 07 mai. 2024.
AUGUSTO, Cláudia, et al. O impacto do isolamento devido à COVID-19 em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, v.1, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/30994/version/27470 . Acesso em: 8 mar. 2024.
AZEVEDO, A.C.S. et al. Experiências e Desafios dos Alunos de Enfermagem no Aprendizado Remoto em Meio à Pandemia de COVID-19. X conepe, p. 1-5, 2023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/conepe/article/view/23144 . Acesso em: 10 mai. 2024
ANDRADE, Camila da Silva et al. Impactos na vida acadêmica pela pandemia da COVID-19 em estudantes de enfermagem de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Global academic nursing journal, v. 3, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://www.globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/434/674 . Acesso em: 10 mar. 2024.
BARBOSA, Renata de Faria et al. Ensino remoto emergencial: desafios e estratégias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36896 . Acesso em: 05 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, porém não há motivo para pânico. Brasil, 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1042-brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus-porem-nao-ha-motivo-para-panico . Acesso em: 25 fev. 2024.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. nº 53, 18.03.2020, Seção 1, p.39. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf . Acesso em: 05 mar. 2024.
BERNARDINO, Wêndson Cavalcante; FILHO, Edimar VilaRouca. Ensino remoto nos cursos de enfermagem durante a pandemia do covid-19. Revista cientifica Escola de Saúde Publica, v.16 n.3, 2022. Disponível em: https://research.ebsco.com/c/ycsl7i/viewer/pdf/tjemu4364b . Acesso em: 10 mar. 2024.
CAPELLARI, Claudia et al. Formação de enfermeiros durante a pandemia de COVID-19 no extremo sul do Brasil: estudo transversal. Revista research, p1-8, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/xXPWm4gY4cLqKxXkcMVwxqn# . Acesso em: 10 mar. 2024.
COQUEIRO, Naiara Porto da Silva; SOUSA, Erivan Coqueiro. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development, v.7, n.7, p1-15, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355 . Acesso em: 16 abr. 2024.
CORREA, Jhonata, et al. ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar - Issn 2675-6218, Pará, v. 2, n. 7, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/560 . Acesso em: 05 abr. 2023.
FERNANDES, Sâmara Fontes et al. O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem. Revista saúde em redes, v. 7, p. 1-10, 2021. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3239/608 . Acesso em: 22 mar. 2024.
FMUSP (São Paulo) (org.). COVID-19: dicas e cuidados para enfrentar a pandemia. 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lis-47510 . Acesso em: 18 mar. 2024.
GARCIA, Rafael Vilas Boas et al. Ensino Remoto Emergencial: práticas educacionais e percepções docentes. Educação & Realidade, v. 48, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/G8Gjnrrm4Ry4Mp35BJk7yQb/# . Acesso em: 25 abr. 2024.
JOYE, Cassandra Ribeiro et al. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 7, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/4299/3757/20309 . Acesso em: 11 fev. 2024.
MICHEL, Alexandra, et al. Undergraduate nursing students’ perceptions on nursing education during the 2020 COVID-19 pandemic: a national sample. Nursing Outlook, v. 69, n. 5, p. 903-912, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0029655421001305 . Acesso em: 15 mar. 2024.
MOREIRA, Cristiane de Lima; TONON, Thiarles Cristian Aparecido. Desafios de estudantes concluintes do curso de bacharelado em enfermagem, diante do estágio supervisionado e a pandemia da Covid-19. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 7. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16640/14761/210964 .Acesso em: 06 mai. 2024.
NASCIMENTO, Anália Andréia de Araújo et al. Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review. Revista Latino-Americano de Enfermagem 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10202229/pdf/1518-8345-rlae-31-e3911.pdf . Acesso em: 14 mar. 2024.
NASCIMENTO, Leila Cristine et al. A pandemia muda o quotidiano e modos de viver: tecnossocialidade e experiências de usuários/famílias. Revista Brasileira Enfermagem, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BVkmSbdS7fL3McKyDKh8yqz/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 06 mai. 2024.
ÖZKAN, İlknur et al. The Experiences of Nursing Students towards Distance Education during the COVID-19 Pandemic. International e-Journal of Educational Studies (IEJES), v. 5 p. 1-12, 2020. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/1786802 . Acesso em: 02 mar. 2024.
PALOMINO, Cecilia Leon. Impact of the COVID-19 pandemic on the nursing students' education in a public university in Colombia. 2022. 15 f. Universidade de Antioquia, Colombia, 2023. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1426068 . Acesso em: 02 abr. 2024.
PEREIRA, Danilo Moreira et al. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 12, n. 14, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/44401/35607/465867 .Acesso em: 07 mai. 2024.
PISSAIA, Luís Felipe; COSTA, Arlete Eli Kunz da. Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 32, n. 1, p. 148-164, 202. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/ 11312. Acesso em: 11 mar. 2024.
PORTO, Paloma; BATISTA, Ricardo dos Santos. Fundação Rockefeller e Saúde Global: história e historiografia em entrevista com Marcos Cueto. Revista história debates e tendencias, v. 21, p.1-17, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/12859/ 114116068. Acesso em: 04 mar. 2024.
RODRIGUES, Juliana Zenaro et al. A importância da aula prática na formação do profissional de enfermagem: um relato de experiência. Revista Panorâmica online, v. 19, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/ 629. Acesso em: 03 mar. 2024.
ROOD, Linda et al. Student nurses' educational experiences during COVID-19: A qualitative study. Nurse Education Today, v. 119, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691722002982.Acesso em: 12 abr. 2024.
SANTOS, Maiara Araújo Ribeiro dos; GODOY, Rosa Maria Mendes de. O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19. Revista educação pública, v. 4, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/11/o-ensino-remoto-emergencial-em-tempos-de-covid-19 .Acesso em: 11 mar. 2024.
SANTIAGO, Beatriz Maria dos Santos et al. DIFICULDADES EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de enfermagem da UFPI, v. 10, p. 1-7, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Isla%20Gabriela/Downloads/814-Texto%20do%20Artigo-2673-2-10-20210413%20(3). pdf. Acesso em: 12 fev 2024.
SILVA, Jéssica Guimarães da et al. IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM. recisatec - revista científica saúde e tecnologia v. 1 p. 1-17, 2021. Disponível em: https://recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/50. Acesso em: 25 mar. 2024.
TOMÁS, Maria Carolina et al. PANDEMIA DA COVID-19 E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO: DIFICULDADES DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. Em sociedade, Minas Gerais, v. 3 n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/emsociedade/article/view/28187. Acesso em: 07 mai. 2024.
TONHOM, Sílvia Franco da Rocha et al. Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores. Revista Gaúcha
de Enfermagem, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/5Mv39yJbv4hwc8CY7bRfPnQ/?format=pdf . Acesso em: 19 abr. 2024.
WHO. Statement on the Second Meeting of the International Health Regulations Emergency Committee (2005) on the Outbreak of the Novel Coronavirus (2019-nCoV) World Health Organization, 2020.Disponível em: https://www.who.int/news/item/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov) . Acesso em: 01 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.