SIMULAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA: O ENSINO DA CIRURGIA

Autores

  • Jessyk Maria Lopes Nunes Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Isaque Lannd Carvalho Bezerra Bonfim Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Even Herlany Pereira Alves UFPel
  • Priscila Favoritto Lopes Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2344

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Superior, Simuladores

Resumo

Introdução: Um simulador é um dispositivo ou modelo utilizado para treinar indivíduos, imitando situações que eles encontrarão na vida real. Simuladores cirúrgicos, como cadáveres humanos, animais vivos, e sistemas de realidade virtual, recriam situações cirúrgicas para os trainers praticarem e aprimorarem suas habilidades. Objetivo: Identificar formas de aplicação da simulação em cirurgia na graduação em medicina e se trazem benefícios para o estudante no processo de ensino aprendizagem. Métodos: A coleta de dados foi realizada com um levantamento dos artigos publicados nas revistas indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando-se especificamente dos bancos de dados MEDLINE e PUBMED. Os descritores utilizados foram: “High Fidelity Simulation Training”, “Simulation Training”, Surgery” and “Medicine”. Na seleção dos estudos, foi considerado critérios de inclusão: artigos indexados nas bases de dados referidas nos idiomas português, inglês e espanhol; publicados entre Janeiro de 2018 a Fevereiro de 2022.  Artigos que não atenderam aos critérios de inclusão foram excluídos da análise.Resultados:.A simulação é um método de ensino e tem apresentado resultados educacionais positivos, como: melhor aquisição de conhecimento, habilidades, comportamentos e resultados para os pacientes. O uso da simulação na educação médica está bem estabelecida e enriquece o currículo. Os simuladores de pacientes replicam cenários de atendimento ao paciente em um ambiente realista trabalhando com uma metodologia de repetição, isso proporciona uma prática minimizando as chances de erro médico. Conclusão: As evidências atuais encontradas durante a pesquisa sugerem que as habilidades adquiridas por meio de treinamento com simuladores são transferidas positivamente para o cenário da prática médica o que corrobora com o objetivo do presente trabalho.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Lopes Nunes , . J. M. ., Carvalho Bezerra Bonfim , . I. L. ., Pereira Alves, E. H., & Favoritto Lopes, P. . (2024). SIMULAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA: O ENSINO DA CIRURGIA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2344

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