IMAGENS DE SI NA PEÇA PUBLICITÁRIA OBRA DE ARTE, DE COCA-COLA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2101Palavras-chave:
Discurso. Anúncio. Publicidade. Coca-Cola.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o discurso engendrado em um anúncio publicitário da marca coca-cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em um anúncio dessa marca, que mobiliza grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no brasil. Para tal procedimento analítico, utiliza-se a análise do discurso como ferramental teórico e metodológico, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por dominique maingueneau, a saber, cena englobante, cena genérica, cenografia e ethos. O corpus a ser analisado compreende um anúncio publicitário da marca coca-cola, intitulado 'obra de arte', amplamente divulgado pelo canal coca-cola no youtube, em 7 de março de 2023. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação, afetando tanto sujeitos espectadores, quanto sentidos, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas publicidades. Como resultado, ao fim desse percurso analítico, sopesam-se as possíveis contribuições para a compreensão do funcionamento discursivo de peças publicitárias como catalisadoras da “boa imagem” de empresas preocupadas com a cultura e a arte.
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