ATIVIDADE EXPERIMENTAL: EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE PIUM – TO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2097Palavras-chave:
experimentação; construção do conhecimento; ensino de química.Resumo
O estudo expõe a reflexão sobre a realização de uma atividade experimental, com a participação de alunos, que desenvolveu e construiu o conteúdo de ácidos e bases. A atividade foi desenvolvida durante a regência de sala de aula no 1º semestre de 2023, em uma unidade de ensino pública estadual, localizada no Município de Pium, em uma turma de 40 alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Na data de 09/03/2023, alunos assistiram uma regência de 100 minutos, ministrada pelo estagiário sobre Funções Inorgânicas (ácidos, bases) e sua relação com o cotidiano. Na data de 23/03/2023, aplicou-se um experimento sobre indicador ácido-base relacionado as funções inorgânicas ácidos e bases. Os alunos foram organizados em grupos (5 integrantes) para a realização da atividade experimental. O experimento foi realizado seguindo um roteiro experimental, preparado pelo estagiário e aprovado pelo orientador do ECS, professora supervisora e distribuído para cada integrante dos grupos formados. A aula experimental realizada, oportunizou a produção do conhecimento sobre Funções Inorgânicas, subtópico, acidez e basicidade de substâncias. Mediante ao experimento, os alunos relacionaram o caráter ácido ou básico de substâncias utilizadas no dia a dia por eles, aproximando teoria e a prática, criando possibilidade para o progresso do saber científico. A realização da aula experimental alcançou o objetivo desejado, verificando caráter ácido e básico de substâncias do cotidiano do aluno, indicam a indissociabilidade da teoria e prática, possibilitando aos alunos uma vivência para construir o seu conhecimento, estabelecendo a importância da experimentação no processo de aprendizagem.
Referências
ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, v. 33. n. 2. p. 263- 280. 2007. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200006
ARAÚJO, O. H. A.; MARTINS, E. S. Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis de respostas. Revista Reflexão e Ação, 28(1), 191–203. 2020. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v28i1.120902. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. 1 ed. São Paulo: Avercamp, 2006.
BEZERRA, J. I. S.; FONSECA, G. F. The education psychology and the interfaces with the educational formation: an analysis of the supervised stages. Research, Society and Development, 7(6), e1376363. 2018. https://doi.org/10.17648/rsd-v7i6.363 DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v7i6.363
CRUZ, J.B. Laboratório. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.
FIN, J. G. J.; UHMANN, R. I. M. Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 128–139, 2023. DOI: 10.53003/redequim.v9i3.5713. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/ index.php/REDEQUIM/article/view/5713. Acesso em: 29 dez. 2023.
FRANCISCO JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/07-PEQ-4708.pdf. Acesso em 20 abr. 2023.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p.198-202, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em 15 ago. 2023.
MANARA, A. S.; MARZARI, M. R. B.; RUPPENTHAL, R. Student-teacher: resigning knowledge through the path and perception of the supervised curriculum internship. Research, Society and Development,10(11), e562101120017. 2021. https://doi.org/10.3 3448/ rsd-v10i11.20017 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.20017
OLIVEIRA, L.; SIQUEIRA, L.; SANTOS, J.; OLIVEIRA, N. Construção de calorímetro com material alternativo para auxiliar o aprendizado de termoquímica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2019/trabalhos/6/1798-28284 .html. Acesso em: 25 ago. 2023
PEREIRA, W.M.; SANTOS, D. D. J. DOS; NETO, J. A. DE Q.; VALASQUES, G. S.; BARROS; J. M. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, p. 1805-1813, 2021. Disponível em: https://periodicos. ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5809. Acesso em: 10 ago. 2023 DOI: https://doi.org/10.29327/269504.3.4-20
PERES, G. P.; NÚNES JÚNIOR, D. P. A importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores/AS. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 153–164, 2021. DOI: 10.30681/relva.v8i1.5726. DOI: https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5726
ROCHA, E. do A.; SILVA, A. J. N. da. (2020). O estágio curricular supervisionado de observação: Tecendo reflexões e refletindo sobre esse espaço de formação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 5(7), 61–71. 2020. https://doi. org/10.32749/nucleodoconhecimento. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estagio-curricular
SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização) - Curso de Pós Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Modalidade de Ensino A Distância, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jsp. Acesso em: 25 nov. 2023
SANTANA, R.O.; SILVA, R.C.; VIANA, C.C.; JOSAPHAT, E.; RAMOS, L.P.; CHERMONT, J.N.M.; QUEIROZ, F.A.; SANTOS, L.J.S. A experimentação como ferramenta pedagógica na amostra de química: socializando saberes com produções de estudantes do ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 58., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2018/trabalhos/6/1982-23566.html. Acesso em: 25 dez. 2023
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, V. C. DA, CORREIA., J. A. V.; DE PAULA., N. L. M. O ensino da química nas turmas de 2º ano do ensino médio em uma escola profissionalizante do município de Iguatu/CE. [Apresentação de Pôster]. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Anais eletrônicos... [S.I]: Editora Realize. 2017. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2351_06102017121706.pdf.Acesso em: 20 dez. 2023.
SILVA, E. F.; FERREIRA, R. N. C.; SOUZA, E. de J. Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação docente. Revista Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 31, n. 64, p. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360
SOUSA, L. G.; VALÉRIO, R. B. R. Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em:https://revistas.uece.br/ui/handle/1/20783unemat.br/index.php/relva/article/view/5726. Acesso em: 29 dez. 2023.
VIROLI, S. L. M.; MEDEIROS, G. H. DE.; CARVALHO, N.P.; ALVES, T. T.; SOUZA, K. DE J.; SOUSA, Y. P.; JESUS, R. S. DE; ARAÚJO, T. L.; LANÇA, A. C.; SILVA, F. DE P. E; RAMOS, M. L. The Supervised Internship I in the conception of the Chemistry Degree students: Analysis of the responses to the Curriculum Internship Supervision questionnaire. Research, Society and Development, 10(10),e168101018695. 2021. https://doi.org/10.33448/rsd- v10i10. 18695. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18695
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.