DOS ENTRAVES AO EFETIVO ACESSO Á JUSTIÇA

Um Debate Sobre o acesso à justiça: Aspectos jurídicos, culturais e sociais

Autores

  • João Flávio Pires Almeida Ferraz ALFA UNIPAC - POLO DE ALMENARA-MG
  • Débora Ramos de Morais ALFA UNIPAC - POLO DE ALMENARA-MG
  • Amanda de Campos Araújo ALFA UNIPAC - POLO DE ALMENARA - MG

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1830

Palavras-chave:

Acesso a justiça, celeridade processual, processo judicial, poder judiciário, litígio.

Resumo

Resumo

Este artigo discute os obstáculos ao acesso efetivo à justiça no Brasil. Ele começa destacando a evolução das normas legais e da jurisdição como funções essenciais do Estado para resolver conflitos sociais. Em seguida, enfoca as barreiras que dificultam esse acesso, dividindo-as em entraves não jurídicos e jurídicos.

Os entraves não jurídicos incluem a pobreza, que impede que muitas pessoas arquem com os custos de um processo judicial. Isso resulta em desigualdades socioeconômicas, pois indivíduos com recursos financeiros têm vantagem na resolução de disputas legais. A necessidade de um advogado também é destacada como um obstáculo, devido à falta de recursos para contratar um profissional qualificado. A demora na prestação judicial é outro problema, pois a burocracia e a morosidade processual comprometem a efetividade do acesso à justiça.

Além disso, são abordados entraves culturais e psicológicos, como a falta de conhecimento legal entre a população e o medo de retaliação por parte dos acusados. A desigualdade no sistema educacional também é citada como um obstáculo, pois muitas pessoas não têm conhecimento suficiente para entender seus direitos e buscar assistência legal.

O artigo sugere que as alternativas aos entraves incluem a promoção de meios extrajudiciais de resolução de conflitos, como mediação e conciliação. Essas abordagens podem ser mais eficazes, econômicas e rápidas do que litigar no tribunal. No entanto, o autor destaca a necessidade de estruturar e fortalecer esses mecanismos para torná-los verdadeiramente acessíveis à população.

Em resumo, o artigo ressalta a importância de superar os obstáculos que dificultam o acesso à justiça no Brasil e destaca as medidas extrajudiciais como uma maneira eficaz de abordar esses desafios.

Palavras chave: Acesso a justiça, celeridade processual, processo judicial, poder judiciário, litígio.

Referências

REFERÊNCIAS

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução e Revisão de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988. Tradução de: Access to Justice: The Worldwide Movement to Make Rigths Effective.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Acesso à justiça no Estado Contemporâneo: concepção e principais entraves. In: SALES, Lília Maia de Morais; LIMA, Martonio Mont’Alveme Barreto (Org). Constituição, Democracia, Poder Judiciário e Desenvolvimento – Estudos em homenagem a José de Albuquerque Rocha. Florianópolis: Conceito, 2008.

https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/a-problematica-do-acesso-a-justica-no-brasil/ <>

http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/27396/as-dificuldades-do-acesso-a-justica. <>

https://jus.com.br/artigos/62758/os-obstaculos-para-o-acesso-a-justica-e-os-meios-alternativos-para-a-resolucao-dos-conflitos <>

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Pires Almeida Ferraz, J. F., de Morais, D. R. ., & de Campos Araújo , A. . (2023). DOS ENTRAVES AO EFETIVO ACESSO Á JUSTIÇA: Um Debate Sobre o acesso à justiça: Aspectos jurídicos, culturais e sociais . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 13(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1830