AÇÕES DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ATENDIMENTO EM IDOSOS COM DOENÇAS MENTAIS

Autores

  • Evelyn Tameirão AlfaUnipac
  • Adriana Luiz AlfaUnipac
  • Welington Silva AlfaUnipac
  • Rita de Cássia Alves Professora Orientadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni.

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1715

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Saúde do idoso, Estratégia saúde da familía, Health of the Elderly; Family Health Strategy; Mental problems.

Resumo

O presente estudo visou ressaltar a importância das ações da estratégia saúde da família para melhorar a qualidade de atendimento em idosos com doenças mentais Este estudo teve como objetivos específicos: a importância de vínculos familiares no suporte a pessoa idosa e dissertar sobre os transtornos mentais na terceira idade ressaltando os cuidados da Estratégia da Saúde da Família na saúde mental dos idosos. Visto que com o avançar da idade, as presenças de morbidades psíquicas são mais frequentes e comprometem a qualidade de vida das pessoas, o envelhecimento apresenta desafios à saúde física e mental dos indivíduos, sendo que, aproximadamente um terço da população idosa é acometido por transtornos mentais, apesar de ser a faixa etária que mais utiliza o sistema de saúde. A metodologia utilizada na pesquisa de natureza qualitativa, quanto aos meios será uma revisão bibliográfica e quanto aos fins será explicativa. Ao final considerou-se que uma estratégia bem desenvolvida com a família e o idoso contribuem para um envelhecimento saudável, na prevenção de doenças, na recuperação da saúde do idoso com doença mental e na reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir-lhes permanência no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

Tameirão Celes, E., Luiz de Passos, A. ., Silva Tameirão, W. ., & Rita de Cássia Alves. (2023). AÇÕES DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ATENDIMENTO EM IDOSOS COM DOENÇAS MENTAIS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1715