MIGRAÇÃO E INJUSTIÇA CLIMÁTICA:

DESAFIOS POLÍTICOS, ÉTICOS E EDUCACIONAIS

Autores

  • Déborah Luíza Moreira Secretaria de estado de Educação de Mato Grosso
  • Priscilla Mona de Amorim Secretaria de estado de Educação de Mato Grosso
  • Giseli Dalla Nora Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Sato Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Injustiça climática, Migração latinoamericana

Resumo

Sentidas com mais intensidade nas últimas décadas, as crises climáticas intensificam as mudanças nos regimes climáticos, mudaram a paisagem e a relação do ser humano com o ambiente de modo geral, impulsionando migrações forçadas. O objetivo deste artigo é refletir sobre os processos migratórios decorrentes da crise climática, observando a realidade latino-americana, em especial casos que têm ganhado repercussão. Observando os critérios metodológicos, utilizaram-se os preceitos relacionados à pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Considerando o contexto dos desafios políticos, o alerta vai para a legislação que em muitos países fere os princípios da dignidade humana, colocando interesses econômicos acima da vida. Os desafios éticos presentes se relacionam ao descaso e à desvalorização dos migrantes, sujeitando-os a subempregos e negando possibilidades de continuidade de vida digna. Quanto aos desafios educacionais, o primeiro esbarra na comunicação, na relação dialógica provocada pela diferença de línguas nativas. Na sequência, o desafio perpassa o acesso à educação formal, que ainda não está preparada para receber grupos de imigrantes, e a comunicação por meio de múltiplas línguas ainda configura um desafio.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Moreira, D. L., Amorim, P. M. de, Nora, G. D., & Sato, M. (2023). MIGRAÇÃO E INJUSTIÇA CLIMÁTICA:: DESAFIOS POLÍTICOS, ÉTICOS E EDUCACIONAIS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1054