ANÁLISE DOS JOGOS TEATRAIS NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Amanda Rodrigues Chaves Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Adenilson Mariotti Mattos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Marilda de Souza Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Jogos teatrais, Aprendizagem significativa, Comunicação, Protagonismo

Resumo

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem há diferentes linguagens, como as artes visuais, a dança e os jogos que podem ser exploradas pela escola. Apesar de ser componente curricular desse universo, presente nas diretrizes curriculares para Educação Básica a arte, em especial o trabalho com os jogos teatrais, fica relegado à uma condição marginal. Assim prevalece uma contradição entre as orientações e o que de fato é vivenciado pela escola. Sabe-se que o componente lúdico e improvisacional do teatro permite uma participação ativa do aluno enquanto sujeito que atua e aprende, desenvolvendo a comunicação, formação de novos conceitos e valores. Há nos jogos teatrais problemas cênicos que são propostos e que se correlacionam com o meio cultural e, consequentemente, com a construção de aprendizagens significativas que precisam ser detalhados de forma mais específica. O objetivo da pesquisa é analisar os jogos teatrais enquanto estratégia de ensino e suas possibilidades para construção de aprendizagens significativas. Em termos metodológicos consiste numa abordagem qualitativa que quanto aos meios baseouse numa revisão literária e pesquisa documental. Quanto aos resultados sinaliza que a mediação pelo professor dos jogos teatrais de forma lúdica, interativa e divertida favorece à construção de aprendizagens significativas na medida em que há construção de signos relativos à essa linguagem pelos discentes.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Chaves, A. R., Mattos, A. M. ., Lima, M. de S., & Negreiros, R. L. (2023). ANÁLISE DOS JOGOS TEATRAIS NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/667

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4