ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • José Marciel Araújo Porcino Faculdades Integradas de Patos-FIP
  • Tessya Hyanna Almeida Oliveira Faculdades Integradas de Patos-FIP
  • Rayane Alexandrino Caiana Faculdades Integradas de Patos-FIP
  • Valéria Amanda Jerônimo Pereira Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • George Carneiro Diniz Faculdades Integradas de Patos – FIP
  • Jadcely Maria Viturino Serafim Porcino Faculdades Integradas de Patos-FIP
  • Joedna Vasconcelos Menezes Andrade Faculdades Integradas de Patos-FIP

Palavras-chave:

autismo, asperger, transtorno do espectro do autismo, aspectos neuropsicológicos

Resumo

Configura-se como objeto de estudo do presente artigo descrever os aspectos neuropsicológicos subjacentes em criança com Transtorno do Espectro do Autismo e os indicadores adjacentes relacionados no processo de aquisição da aprendizagem. Para tanto, no que tange à metodologia, foi realizada uma revisão da literatura de cunho bibliográfica embasada no método de pesquisa qualitativa do tipo descritiva sobre as implicações neuropsicológicas do Transtorno do Espectro do Autismo diante do processo de aquisição da aprendizagem. O presente trabalho contextualiza os termos “Autismo” e “Asperger” frente à Nova Classificação Americana. Para os Transtornos Mentais- o DSM-5.Os achados revelam que os aspectos neuropsicológicos subjacentes em criança com TEA é afetado por alterações nas estruturas do funcionamento do sistema nervoso central. O que acaba dificultando o processo da aprendizagem. Porém, diante desse contexto, o trabalho interdisciplinar pode contribuir adjacentemente para que, mesmo com essas dificuldades, a criança com TEA possa aprender dentro das suas possibilidades neuropsicológicas. Ao fim da pesquisa compreende-se a relevância das evidências encontradas nesse trabalho ao descrever os aspectos neuropsicológicos subjacentes em criança com TEA, de modo a oferecer subsídios significativos aos profissionais da área da educação e áreas afins, a desenvolver estratégias adjacentemente que facilite o manejo de ensino-aprendizagem frente a esse público.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Porcino, J. M. A., Oliveira, T. H. A., Caiana, R. A., Pereira, V. A. J., Diniz, G. C., Porcino, J. M. V. S., & Andrade, J. V. M. (2023). ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/583

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>