REFLEXÕES DAS CONTRIBUIÇÕES DA RECREAÇÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS VALORES HUMANOS

Autores

  • Rafaela Dias da Siva Faculdade Presidente Antonio Carlos de Teófilo Otoni MG
  • Raíssa Matos Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Adenilson Mariotti Mattos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Janis José Almeida Paixão Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Marcelle Santos dos Reis Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Recreação, Valores Humanos

Resumo

A pesquisa buscou incialmente distinguir os conceitos de lazer, lúdico e recreação para, num segundo momento, situar a recreação e suas contribuições para os valores humanos. Objetiva-se compreender as formas de organização e vivência da recreação escolar como possibilidades para a formação dos valores humanos. A análise da recreação como um componente das aulas de Educação Física, da sistematização dos seus indicadores para o desenvolvimento dos valores humanos, sustentou-se na pesquisa bibliográfica, com foco na compreensão dos aspectos indicadores de maiores possibilidades de abordagem, dos jogos recreativos com ênfase em valores humanos no contexto da Educação Física Escolar. Constata-se que a recreação pode sustentar uma educação integrada do aluno, numa perspectiva da vivência dos valores humanos por meio do conteúdo da Educação Física Escolar. Estes valores estão sempre presentes no cotidiano das aulas, inclusive durante as aulas de Educação Física, cabendo a adoção de práticas pedagógicas coerentes com a sua maximização.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Siva, R. D. da, Oliveira, R. M., Mattos, A. M., Paixão, J. J. A., & Reis, M. S. dos. (2023). REFLEXÕES DAS CONTRIBUIÇÕES DA RECREAÇÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS VALORES HUMANOS . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2