O JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATEGIA DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Josielle Sousa Fernandes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Mary Rose de Souza Neves Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Adenilson Mariotti Mattos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Flamarion Ribeiro de Souza Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Janis José Almeida Paixão Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Jogos cooperativos, Inclusão Escolar, Educação Física Escolar

Resumo

A presente investigação trata-se de uma reflexão sobre os jogos cooperativos como estratégia de inclusão do aluno deficiente nas aulas de educação física. Ao tomar como objeto os processos relacionados aos jogos cooperativos e inclusão escolar objetiva-se contextualizar as contribuições e as possibilidades de trabalho pedagógico dos jogos cooperativos para a inclusão do aluno deficiente nas aulas de Educação Física da rede pública de ensino. Em termos metodológicos traduz-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza básica, exploratória. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e documental, sendo as buscas nas bases de dados (scielo, acadêmico, dentre outras) sustentadas nos termos: jogos cooperativos, inclusão escolar e educação física escolar. Ao serem trabalhados em sintonia com as dimensões histórico-sociais dos sujeitos, dialogando com princípios de cooperação, participação e respeito às diferenças os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade para a inclusão do aluno deficiente na rede regular de ensino.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Fernandes, J. S., Neves, M. R. de S., Mattos, A. M. ., Souza, F. R. de, & Paixão, J. J. A. (2023). O JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATEGIA DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/483