AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Kleber Souza de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Geaze da Silva Santos UNIVASF
  • Jamilson Oliveira Ribeiro UNIVASF
  • Lid Willams de Castro Santos UNIVASF
  • Alan Marques Pereira Universidade Estadual da Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3459

Palavras-chave:

Ensino de Física; Recursos Digitais; Didática; Comunicação.

Resumo

A aplicação de métodos e técnicas que otimizam o processo de ensino e aprendizado representa a primeira fase do planejamento pedagógico. Hoje em dia, os recursos digitais e a linguagem são uma das principais ferramentas pedagógicas empregadas no ensino de ciências, oferecendo dinamismo, protagonismo e aprendizado eficaz de conceitos e elementos algébricos inerentes a essa área de ensino. Portanto, o propósito deste artigo é examinar a relevância do uso das ferramentas digitais modernas no ensino de Física, ressaltando suas possibilidades pedagógicas no âmbito linguístico, considerando os diversos conteúdos abordados por esta matéria. Este estudo é de natureza qualitativa e narrativa, reunindo estudos divulgados na última década, obtidos dos principais repositórios acadêmicos de acesso livre, revistas especializadas e bases de teses e dissertações. Ele enfatiza a relevância dos recursos didáticos e suas conexões com a linguagem. No desfecho desta pesquisa, comprovam-se as vantagens do uso de ferramentas digitais no ensino de Física, considerando a diversidade de formas linguísticas utilizadas nesses instrumentos.

Referências

ARTUSO, A. R.; MARTINO, L. H.; COSTA, H. V.; LIMA, L. Livro didático de física– quais características os estudantes mais valorizam? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/mKqmD6FkMbkQY57S5LLxyXw/?lang=pt. Acesso em: 26 dez. 2023.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Lajeado: Revista Thema, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295. Acesso em: 28 dez. 2024.

LISKA, G. J. R. Cultura digital, linguagem e TDIC na BNCC e na BNC- formação no contexto da pandemia, Revista Linguagem, São Carlos, v. 40, n. 1 (temático), p. 288-304, 2021. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/download/1388/863. Acesso em: 25 dez. 2024.

RANGEL, F. O.; SANTOS, L. S. F.; RIBEIRO, C. E. Ensino de física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 1 (especial), p. 651-677, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/2175- 7941.2012v29nesp1p651/22938/86222. Acesso em: 24 dez. 2024.

REIS, E. M.; SILVA, O. H. M. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes,v. 1, n. 2, p.38-56, 2013.

SANTOS, Rafael Pinheiro. Sequência Didática para o Ensino de Cinemática através de vídeo análise baseada na teoria da aprendizagem significativa.Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, 2016. 45 f.

SANTOS, A. O. S.; SOUZA, A. E. S. B.; AREIAS. G. B.; ASSUNÇÃO, J. P. P.; NOBRE, I.

A. M. & NUNES, V. B. Tecnologias digitais no ensino de física: uso de celular na abordagem de conteúdos programáticos de velocidade, Revista Eletrônica DECT, Vitória, v. 7, n. 3, p. 208-228, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/download/213/208/827. Acesso em: 25 dez. 2024.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 dez. 2024.

Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481

ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio, Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, n. 24, p. 1-22, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/FnrtvCfGZH95cP4VHf75VcT/?lang=pt. Acesso em: 26 dez. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Souza de Oliveira, K. ., da Silva Santos, G. ., Oliveira Ribeiro, J. ., Willams de Castro Santos, L. ., & Marques Pereira, A. . (2025). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE FÍSICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1–12. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3459