MOTIVOS PARA EVASÃO DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3040

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Estudante Universitário, Evasão Escolar, Fracasso Acadêmico

Resumo

As instituições de ensino superior enfrentam frequentemente o desafio da evasão de estudantes, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que acarreta prejuízos econômicos, culturais e sociais. Nesse contexto, este estudo buscou delinear o perfil sociodemográfico e identificar os prováveis motivos para evasão de universitários do curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo e de abordagem quantitativa. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. A amostra foi composta por 99 estudantes matriculados no curso de Educação Física, sendo que 47,5% dos universitários tinham entre 21 e 25 anos de idade, 61,6% eram do sexo masculino, 36,4% se autodeclaram pardos, 94,9% dos participantes eram solteiros, 96,0% declararam não possuir filhos e 69,1% tinham renda familiar entre um e três salários mínimos. A maioria avaliou a possibilidade de evasão como “muito fraca”, entretanto, os fatores "falta de suporte" (11,7%) e "carreira" (8,6%) foram os mais frequentemente classificados como motivos “muito fortes” para a evasão. Esses dados ressaltam a importância de fornecer suporte aos universitários durante o período de adaptação ao ambiente acadêmico, bem como apoio pedagógico, aspectos que podem ser determinantes para a permanência e conclusão do curso.

Biografia do Autor

Raíza de Souza da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-dentista, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Anny Karlen Brito da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-dentista, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Cristiane Alves Paz de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular do Departamento de Saúde I, Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus Jequié). Brasil.

Fábio Silva de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular do Departamento de Saúde I, Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus Jequié). Brasil.

Referências

ALVES, Maria do Carmo Maracaja et al. Causas para evasão no primeiro período dos cursos das Engenharias Agrarias. CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education, v. 9, n. 2, p. 52, 19 dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2207. Acesso em: 27 set. 2024.

AMBIEL, Rodolfo A. M. Development of the Reasons for Higher Education Dropout Scale. Revista Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 41-52, 15 jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15689/ap.2015.1401.05. Acesso em: 27 set. 2024.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia - Teoria e Prática, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267. Acesso em: 27 set. 2024.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, v. 47, n. 4, p. 288, 31 dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872. Acesso em: 27 set. 2024.

CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves; NASCIMENTO, Eduardo Mendes; DURSO, Samuel de Oliveira. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de instituições públicas federais da região sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 2, p. 141-161, 31 ago. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14392/asaa.2016090202. Acesso em: 27 set. 2024.

DIAS, Ellen Christine Moraes; THEÓPHILO, Carlos R.; LOPES, Maria AS. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. p. 1- 16. 2010. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

FONSECA, Rubia Salheb et al. O perfil sociodemográfico dos estudantes universitários: estudo descritivo-correlacional entre uma universidade portuguesa e brasileira. Educação em Foco, p. 341-366, 30 abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26040. Acesso em: 20 set. 2024.

GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca; ANTUNES, Franciano. Investigação e análise da evasão e seus fatores motivacionais no ensino superior: um estudo de caso na universidade do estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 26, n. 1, p. 112-136, abr. 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000100007. Acesso em: 11 set. 2023.

INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Brasileiro de 2022. Brasília: INEP, 2022

MUSSLINER, Bruno Osvaldo; MUSSLINER, Monica de Sousa e Silva; MEZA, Edwin Benito Mitacc; RODRÍGUEZ, Guillermo Luján. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 7, n. 4, p. 42674-42692, 28 abr. 2021. South Florida Publishing LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n4-636. Acesso em: 11 set. 2023.

NAGAI, Nathália Prochnow; CARDOSO, André Luís Janzkovski. A evasão universitária: uma análise além dos números. Revista Estudo & Debate, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 193-215, 25 abr. 2017. Editora Univates. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036x.v24i1a2017.1271. Acesso em: 11 set. 2023.

NIEROTKA, Rosileia Lucia; SALATA, Andre; KLITZKE MARTINS, Melina. Fatores associados à evasão no ensino superior: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, v. 53, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053149961. Acesso em: 25 set. 2024.

TAVARES, Francisco José Pereira et al. Evasão no Ensino Superior: em pauta os cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, n. 3, p. 571-590, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300010. Acesso em: 25 set. 2024.

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, mar. 1975. Disponível em: https://doi.org/10.3102/00346543045001089. Acesso em: 12 set. 2023.

TINTO, Vincent. Returning to the classroom: what we know about the causes of student dropout and what we can do about it. In: Pascarella, E. T.; Terenzini, P. T. (Eds.). How college affects students: a third decade of research. Volume 2. San Francisco: Jossey-Bass, p. 53-82. 2004.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

Silva, R. de S. da ., Silva, A. K. B. da, Carvalho, C. A. P. de, & Carvalho, F. S. de. (2024). MOTIVOS PARA EVASÃO DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA BAHIA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3040