MOTIVOS PARA EVASÃO DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3040Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior, Estudante Universitário, Evasão Escolar, Fracasso AcadêmicoResumo
As instituições de ensino superior enfrentam frequentemente o desafio da evasão de estudantes, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que acarreta prejuízos econômicos, culturais e sociais. Nesse contexto, este estudo buscou delinear o perfil sociodemográfico e identificar os prováveis motivos para evasão de universitários do curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo e de abordagem quantitativa. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. A amostra foi composta por 99 estudantes matriculados no curso de Educação Física, sendo que 47,5% dos universitários tinham entre 21 e 25 anos de idade, 61,6% eram do sexo masculino, 36,4% se autodeclaram pardos, 94,9% dos participantes eram solteiros, 96,0% declararam não possuir filhos e 69,1% tinham renda familiar entre um e três salários mínimos. A maioria avaliou a possibilidade de evasão como “muito fraca”, entretanto, os fatores "falta de suporte" (11,7%) e "carreira" (8,6%) foram os mais frequentemente classificados como motivos “muito fortes” para a evasão. Esses dados ressaltam a importância de fornecer suporte aos universitários durante o período de adaptação ao ambiente acadêmico, bem como apoio pedagógico, aspectos que podem ser determinantes para a permanência e conclusão do curso.
Referências
ALVES, Maria do Carmo Maracaja et al. Causas para evasão no primeiro período dos cursos das Engenharias Agrarias. CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education, v. 9, n. 2, p. 52, 19 dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2207. Acesso em: 27 set. 2024.
AMBIEL, Rodolfo A. M. Development of the Reasons for Higher Education Dropout Scale. Revista Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 41-52, 15 jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15689/ap.2015.1401.05. Acesso em: 27 set. 2024.
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia - Teoria e Prática, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267. Acesso em: 27 set. 2024.
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, v. 47, n. 4, p. 288, 31 dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872. Acesso em: 27 set. 2024.
CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves; NASCIMENTO, Eduardo Mendes; DURSO, Samuel de Oliveira. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de instituições públicas federais da região sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 2, p. 141-161, 31 ago. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14392/asaa.2016090202. Acesso em: 27 set. 2024.
DIAS, Ellen Christine Moraes; THEÓPHILO, Carlos R.; LOPES, Maria AS. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. p. 1- 16. 2010. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.
FONSECA, Rubia Salheb et al. O perfil sociodemográfico dos estudantes universitários: estudo descritivo-correlacional entre uma universidade portuguesa e brasileira. Educação em Foco, p. 341-366, 30 abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26040. Acesso em: 20 set. 2024.
GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca; ANTUNES, Franciano. Investigação e análise da evasão e seus fatores motivacionais no ensino superior: um estudo de caso na universidade do estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 26, n. 1, p. 112-136, abr. 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000100007. Acesso em: 11 set. 2023.
INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Brasileiro de 2022. Brasília: INEP, 2022
MUSSLINER, Bruno Osvaldo; MUSSLINER, Monica de Sousa e Silva; MEZA, Edwin Benito Mitacc; RODRÍGUEZ, Guillermo Luján. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 7, n. 4, p. 42674-42692, 28 abr. 2021. South Florida Publishing LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n4-636. Acesso em: 11 set. 2023.
NAGAI, Nathália Prochnow; CARDOSO, André Luís Janzkovski. A evasão universitária: uma análise além dos números. Revista Estudo & Debate, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 193-215, 25 abr. 2017. Editora Univates. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036x.v24i1a2017.1271. Acesso em: 11 set. 2023.
NIEROTKA, Rosileia Lucia; SALATA, Andre; KLITZKE MARTINS, Melina. Fatores associados à evasão no ensino superior: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, v. 53, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053149961. Acesso em: 25 set. 2024.
TAVARES, Francisco José Pereira et al. Evasão no Ensino Superior: em pauta os cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, n. 3, p. 571-590, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300010. Acesso em: 25 set. 2024.
TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, mar. 1975. Disponível em: https://doi.org/10.3102/00346543045001089. Acesso em: 12 set. 2023.
TINTO, Vincent. Returning to the classroom: what we know about the causes of student dropout and what we can do about it. In: Pascarella, E. T.; Terenzini, P. T. (Eds.). How college affects students: a third decade of research. Volume 2. San Francisco: Jossey-Bass, p. 53-82. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.