A MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Maria Luiza Ferreira Stringhini Universidade Federal de Goiás
  • Wanessa Martins de Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Rayanne Sara Lopes Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Débora Danielle Alves Moraes Priebe Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2912

Palavras-chave:

Educação superior, Aprendizagem online, Sucesso acadêmico

Resumo

Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi necessário discutir sobre as melhores práticas pedagógicas e as formas estimuladoras de aprendizagem. A monitoria acadêmica foi uma das estratégias para fortalecer o processo de ensino dos estudantes de um curso de graduação na área de saúde em uma Instituição de Ensino Superior. O objetivo deste trabalho foi implantar e investigar a efetividade de uma proposta de ação de reforço, acompanhamento acadêmico e apoio aos estudantes matriculados em dois componentes curriculares no segundo e quarto períodos do curso de Nutrição nos dois semestres letivos dos anos de 2020 e 2021. O trabalho foi executado em quatro etapas, desde a identificação dos estudantes matriculados nos componentes curriculares, elaboração de plano didático, organização de cronograma de encontros síncronos semanais para revisão dos temas abordados em aulas virtuais e avaliação final do projeto. Além do acompanhamento durante o semestre, o acolhimento, a orientação e o amparo dos estudantes neste cenário atípico, resultou em efeito positivo sobre o desempenho acadêmico, fator diretamente relacionado com o adequado cumprimento da grade curricular, minimizando os problemas da retenção e evasão. Os estudantes participantes do projeto avaliaram positivamente a organização e as atividades acadêmicas das monitoras, elogiando a forma criativa e interativa como os conteúdos foram abordados. Este projeto de monitoria foi importante facilitador no processo de aprender e auxiliou a superação de dificuldades dos estudantes no ERE.

Referências

AL SAMARAEE, Ahmad. The impact of the COVID-19 pandemic on medical education. British Journal of Hospital Medicine, v. 81, n. 7, p. 1-4, 2020. DOI: 10.12968/ hmed.2020.0191. Disponível em: https://www.magonlinelibrary.com/doi/full/10.12968/hmed.2020.0191. Acesso em: 3 mar. 2024.

AMATO, Danila Tavares.; REIS, Augusto da Cunha. A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ. Scientia Plena, [S. l.]. v. 12, n. 7, 2016. DOI: 10.14808/sci.plena.2016.071302. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2859/1513. Acesso em: 14 abr. 2024.

ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de; RODRIGUES, Ivaneide Leal Ataíde; NOGUEIRA, Laura Maria Vidal; SOUZA, Dilma Fagundes de. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet], v. 71, Suppl 4, p. 1596-603, 2018. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0736. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/dhLG3DTR8zjLvk8YQ5tzwpx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 1 dez. 2023.

BARROS, Alexsander Wilkard Monte Sales de et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 4785–4794, 2020. DOI: doi.org/10.34119/bjhrv3n3-067. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317. Acesso em: 3 fev. 2024.

BORSATTO, Alessandra Zanei et al. Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985 2000). Escola Anna Nery, v.10, n.2, p.187-194, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/fQGFGXM4tMvzQzSnnyhFxwj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13 jan.2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei Federal nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>

BRASIL. Presidência da República. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>

BURGOS, Cinthya das Neves et al. A monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 9, e37, p. 1-14, 2019. DOI: 10.5902/2179769230816. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30816. Acesso em: 6 mar. 2024.

FERRANTE, Alexandra B.; LAMBERT, Joshua William; LEGGAS, Mark; BLACK Esther P. Predicting Student Success Using In-Program Monitoring. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 81, n. 6, p. 111, 2017. DOI: 10.5688/ajpe816111. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5607721/pdf/ajpe816111.pdf. Acesso em: 2 mai. 2024.

FLORES, Jeronimo Becker. Monitoria de cálculo e processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sócio-interatividade e da teoria dos três mundos da matemática. 2018. 226 f. Tese (Doutorado em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8363

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições, v. 27, n.1, p.133-153, 2016. DOI: 10.1590/0103-7307201607908. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WsS9BVxr8VXR796zcdDNcmM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 24 out.2023

GONÇALVES, Mariana Fiuza, GONÇALVES, Alberto Magno, FIALHO, Beatriz Fiuza, GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas educativas, memórias e oralidades. Revista do Pemo, v. 3, n. 1, e313757, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em: 5 mar. 2024.

GONZAGA, Iago Batista Mendes; PEREIRA, André Luiz Araújo. Importância da monitoria acadêmica: relato de experiência. In: IV CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG., 2017, Goiás. Anais eletrônicos...Goiás: UEG, 2017. p.1. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/11047/8218

MOUTINHO, Paula Maria Nunes. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. DOI: 10.11606/D.22.2016.tde-05012016-144416. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-05012016-144416/pt-br.php. Acesso em: 14 mar.2024.

MUDALY, Prenola D.; MTSHALI, Ntombifikile G. Academic monitoring and support of undergraduate nursing education programme: a middle-range theory. Curationis, v. 41, n. 1, p. 1881, 2018. DOI: 10.4102/curationis.v41i1.1881. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6296010/pdf/CUR-41-1881.pdf. Acesso em 23 nov. 2023.

PINHO, Giovanna Carvalho et al. Monitoria e aprendizagem baseada em equipes: uma nova estratégia híbrida para educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 3, p. 162-170, 2018. DOI: 10.1590/1981-52712015v42n3RB20180042.r2ING. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/dbdhVwF646MhbHkmrgqQXRx/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 24 fev. 2024.

SANDHU, Preeti.; WOLF, Maisie de. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, v. 25, n. 1, p. 1764740, 2020. DOI: 101080/10872981.2020.1764740. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7269089/pdf/ZMEO_25_1764740.pdf. Acesso em 15 nov. 2023.

SILVA, Juliana Moreira; MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo Freitas. Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook. Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, n. 1, p. 59-73, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eduform/v10n1/1646-933X-eduform-10-01-00059.pdf. Acesso em 26 out. 2023.

SILVA, Monalisa; SANTOS, Cátia Vanessa Rodrigues dos; SUTO, Cleuma Sueli Santos. Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202112, 2021. Disponível em: https://homologacao.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13373.

STRINGHINI, M. L. F. et al. Ensino Remoto Emergencial: implantação e resultados na percepção de estudantes universitários. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e11610917744, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.17744. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17744.

SILVEIRA, Eduardo; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7, n. 1, p. 131-149, 2016. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/89337/111652. Acesso em: 15 jun. 2023.

STEINBACH, Greicy. A monitoria no Ensino Superior: um estudo de caso na UFSC. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156743

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução – CEPEC nº 1.228/2013. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição, grau acadêmico Bacharelado, modalidade Presencial, da Faculdade de Nutrição, para os alunos ingressos a partir de 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/128/o/PPC_2013_alterado_CEPEC_1228_2013.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução – CEPEC nº 1.604/2018. Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC Nº 1418/2016. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CEPEC_2018_1604.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução CONSUNI nº 34/2020. Aprova a Instrução Normativa CONSUNI Nº 01/2020 que dispõe sobre procedimentos relativos a todas as atividades escolares da educação básica e acadêmicas da graduação no modo de ensino remoto. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0034.pdf.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Ferreira Stringhini, M. L., Martins de Almeida, W. ., Lopes Ferreira , . R. S. ., & Alves Moraes Priebe, D. D. . (2024). A MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2912

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.