Resposta a: "O direito de acompanhamento da mulher na saúde: uma análise dos reflexos da lei 14.737/2023"
Carta ao editor
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.2858Palavras-chave:
Violência Obstétrica, Lei 14.737/2023Resumo
Prezados editores,
O estudo de Meireles e colaboradores é esclarecedor e contribui significativamente para o debate sobre os direitos das mulheres no contexto da saúde, além de inspirar a reflexão sobre os avanços conquistados ao longo dos anos, tratando com respeito e sensibilidade o impacto positivo para a saúde física e mental das mulheres brasileiras. Cabe ressaltar que tal análise foi instigada pela alteração da lei nº 8.080, que regulamenta o Sistema Único de Saúde, tema pouco abordado considerando os dados epidemiológicos da agressão à mulher e os traumas deixados por isso. Assim, a amplificação dos direitos, por meio da lei nº 14.737, de 27 de novembro de 2023, foi um passo importante para o direito das mulheres, assunto bem elucidado pelo artigo.¹⁻⁶
Referências
MEIRELIS, Isabelly Crivelari ; ROCHA, Jakeline Martins Silva. O DIREITO DE ACOMPANHAMENTO DA MULHER NA SAÚDE: uma análise dos reflexos da lei 14.737/2023. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 08, 2024.
BEAUVOIR, Simone de. O SEGUNDO SEXO. Editora Nova Fronteira, 2012.
LEAL, Maria do Carmo et al. “NASCER NO BRASIL: Inquérito nacional sobre parto e nascimento”. Grupo de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.
Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://nascernobrasil.ensp.fiocruz.br/?us_portfolio=nascer-no-brasil
“VIOLÊNCIA NO PARTO: na hora de fazer não gritou”. FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 2013. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2013/03/25/violencia-no-parto-na-hora-de-fazer-nao-gritou/
INDICADORES DA DIMENSÃO QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE - IDQS. ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar. Disponível em:https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/1.1.ProporodePartoCesreo.pdf
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Violência Obstétrica: conceitos e evidências. Rio de Janeiro, 24 ago. 2023. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/violencia-obstetrica-conceitos-e-evidencias/>.
MANUAL DE ÉTICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP. Disponível em:https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=53#:~:text=Como%20o%20princ%C3%ADpio%20da%20benefic%C3%AAncia,que%20n%C3%A3o%20faz%20o%20mal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.