DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico, Educação, Comunidade

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar as principais dificuldades encontradas no ensino mediado tecnológico na escola na área rural, irá possibilitar um olhar sobre a educação e na Amazônia. Tal pesquisa surgiu da necessidade das dificuldades dos professores no uso da informática no Ensino Mediado tecnológico, tendo como lócus de pesquisa a Escola Astrogilda Alves Belém no distrito do Piraí município de Barreirinha-AM. A questão problema foi visualizada durante o tempo de serviço como Professor de Educação Básica na supracitada comunidade, tendo após o contato com o ensino no lócus de pesquisa a necessidade de problematizar e assim compreender tal questão. A cerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, onde entrevistou-se dois Professores da Educação por Mediação Tecnológica na comunidade do Piraí no município de Barreirinha. Os resultados apontam para diversas dificuldades para o ensino abordado, sendo este não efetuado em sua complexidade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Comunidade.

Biografia do Autor

Ariel Álef dos Santos Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A como bolsista POSGRAD (2021 à 2023). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A (2017). Foi Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2014 à 2017). Pósgraduado lato senso em Biologia e Química pela Faculdade São Marcos - FASAMAR (2020).Pós-graduado lato senso em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM 2019.Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Astrologia Alves Belém - Barreirinha/AM 2018.Instrutor no Curso Técnico em Enfermagem - CETAM (2019).Professor do EJA na Escola Municipal São Raimundo - Barreirinha/AM 2019.Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Hilma Dutra - Barreirinha/AM 2020, 2021, 2022 e 2023.

Daiana Santana Ramos, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestrado Profissional em Gestão e regulação de recursos Hídricos.(PROFÁGUA) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como bolsista POSGRAD (2022 à 2023), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Possui Especialização em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação da Faculdade Única de Ipatinga (2022). Possui Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (2020/2021).

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Álef dos Santos Carvalho, A., & Santana Ramos, D. (2024). DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700