QUESTÕES AMBIENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES SOBRE OS PROCESSOS EROSIVOS

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DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2597

Resumo

As temáticas ambientais se constituem abordagens relevantes no ensino de geografia e fazem parte de um debate abrangente no contexto social. O texto analisa e enaltece abordagens teóricas plasmadas na perspectiva das questões ambientais, com ênfase na discussão sobre os processos erosivos discutidas nos livros didáticos do componente curricular de Geografia. Assim, pretende-se destacar a importância do ensino de geografia no debate e na perspectiva das questões ambientais. Para tal, realizou-se o levantamento bibliográfico e análise de materiais didáticos do ensino fundamental II, empregando-se uma avaliação a partir de quatro aspectos: a) Estrutura e conteúdo; b) conceituações; c) consistência, clareza atualização; d) adequação e linguagem; e) lacunas na construção dos conceitos; e f) elementos ilustrativos. A contextualização dos processos erosivos, evidencia abordagens sobre as características da paisagem e acerca dos fatores condicionantes associados às interferências humanas. Essa discussão revela um debate contemporâneo que sinaliza abordagens interdisciplinares e com o auxílio dos livro didáticos de Geografia, possibilita abordar a relevância das temáticas ambientais na geografia escolar, ampliando assim, o diálogo sobre as dinâmicas e interações ocorridas na paisagem.

Biografia do Autor

Railda Freitas dos Anjos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará

Graduação e mestrado em Geografia pela UFG, e doutorado em Geografia pela UFRGS. Professor da UFPA.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Anjos, R. F. dos ., & Sousa Silva, I. A. de. (2024). QUESTÕES AMBIENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES SOBRE OS PROCESSOS EROSIVOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2597