COMPREENDENDO A INCLUSÃO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • José Marciel Araújo Porcino Centro Universitário de Patos -UNIFIP
  • Giuliana Cavalcanti Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Jamile Catonho de Brito Bezerra Lôbo Centro Universitário Leão Sampaio -UNILEÃO
  • Helton Djohnsons Silva Brito Centro Universitário de Patos -UNIFIP

Palavras-chave:

Educação, ensino, aprendizagem, educação inclusiva

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a atuação dos professores-facilitadores-mediadores no ensino infantil frente ao manejo do ensino e aprendizagem com criança com Transtorno do Espetro o Autismo, identificar as práxis realizadas em criança com Transtorno do Espetro o Autismo, compreender como ocorrer o desenvolvimento das atividades realizadas em criança com Transtorno do Espetro o Autismo e descrever o processo pedagógico de ensino e aprendizagem em criança com Transtorno do Espetro o Autismo. A pesquisa utilizou-se da abordagem derevisão de literatura do tipo descritiva, critica e reflexiva. O profissional da educação para lidar com aluno com transtorno autista deve ter a consciência de que deverá dentro do processo de aprendizagem, monitorar os progressos, avaliar resultados, reavaliar estratégias, redefinir condutas que eventualmente não deram certo ou até mesmo reforçar aquelas que estão dando resultado, e se necessário, implementar novos recursos. Enfatizar que os recursos metodológicos e pedagógicos que podem ser aplicados à criança com TEA, são atividades direcionadas a brincadeiras, de modo que as mesmas podem implicar em ações potencializadoras para o desenvolvimento de aprendizagem focadas na mediação e internalização das interações sociais, entre o que é real e o simbólico para a criança com TEA. Os principais achados na pesquisa, apontam que o conhecimento e o saber sobre o manejo da intervenção precoce no autismo ancorado em teoria e prática desenvolvimentista associado a intervenções de múltiplas abordagens, põe em melhores condições. Além disso, a escola é mentora de corresponsabilidade para auxiliar por intermédio do acompanhante escolar a pessoa no quadro do TEA. Por outras vertentes, o acompanhamento foca-se em todas as ações pedagógicas possíveis frente a este público. E por fim, sabemos da extrema relevância deste estudo. Uma vez que nos mostram a realidade educacional oferecida as pessoas com necessidades especiais.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Porcino, J. M. A., Vasconcelos, G. C., Lôbo, J. C. de B. B., & Brito, H. D. S. (2023). COMPREENDENDO A INCLUSÃO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1250

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