ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÂO DO ALUNO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores/as

  • Carmem Carolina Cordeiro Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos – Teófilo Otoni
  • Maicon Douglas Chaves Faculdade Presidente Antônio Carlos

Palabras clave:

Inclusão, Surdo, Deficiente auditivo, Rede regular de ensino, Aprendizagem

Resumen

Em relação à inclusão no contexto social e intelectual na escola regular verificam-se políticas públicas adotadas para aplicabilidade. Com base na Declaração de Salamanca, (1994): “todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível independente das dificuldades que apresentem”; e deve-se assegurar a estes alunos o direito ao ensinoaprendizagem. Neste sentido certifica-se a inclusão de alunos surdos e com deficiência auditiva que vem tendo suporte na sala de recursos e com o intérprete da língua de sinais para acompanhamento individual em sala, além dos professores que na graduação recebem aula de LIBRAS para melhor desempenho com os mesmos. Busca-se neste artigo oferecer meios para efetiva inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede de ensino regular, direito, assegurado pela LDB 9394/96, Art. 4, inciso III, bem como seus reflexos no desenvolvimento deste aluno. A metodologia constitui em uma revisão de literatura de autores e documentos como Lacerda (2006), Reily (2003), Quadros (2004), Sassaki (1997), Declaração de Salamanca (1994), LDB (1996) entre outros.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Almeida, C. C. C., Negreiros, R. L., & Chaves, M. D. (2023). ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÂO DO ALUNO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NA REDE REGULAR DE ENSINO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/473

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