EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Jozilene Feitoza da Silva Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Dilma Elisa Mól Pinto Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rinara Lopes Negreiros Kokudai Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Educação Infantil, Educação Ambiental, Proposta Pedagógica

Resumen

A Educação Ambiental e sua colaboração histórica são observações sucintas nesta pesquisa que tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental na educação infantil, momento oportuno para iniciar conhecimentos sobre a natureza. É indispensável, a orientação da escola, da família e da comunidade, para a criança assumir comportamentos e valores em relação ao meio ambiente. Este estudo vai ao encontro dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que intencionam uma educação que forme hábitos positivos dos alunos com a natureza de modo a garantir ações de cidadania que proporcione uma sociedade sustentável. Esta pesquisa se justifica porque é na primeira infância que a criança começa a desenvolver seus valores éticos, afetivos e cognitivos, para a vida toda. Conclui-se que é necessário um trabalho de excelência sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, com práticas pedagógicas contextualizadas com a vivência do aluno, contribuindo na relação consciente com a natureza de forma sustentável. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir de leituras de artigos científicos, livros, e documentos legais que versam sobre essa temática. Entre os autores estudados cita-se, Andrade, Boff, Kishimoto, Vygotsky, Wallon, Constituição Federal, DCNs, Costa, Lima, etc.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Silva, J. F. da, Almeida, D. E. M. P., & Kokudai, R. L. N. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/470

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>