A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE LIBRAS PELA (O) PSICÓLOGA(O) PARA O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INCLUSIVO À PESSOA SURDA

Autores/as

  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade Alfa Unipac
  • Leni Ramos De Oliveira Gomes Ferreira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - AlfaUnipac

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3016

Resumen

Considerando que a acessibilidade e a inclusão são princípios fundamentais em qualquer prática psicológica, e que isso se aplica ao atendimento de pessoas surdas, este trabalho aborda a importância da psicoterapia inclusiva para estes sujeitos; destacando a necessidade de sensibilidade cultural por parte dos profissionais de saúde mental e a importância da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação efetivo. O principal objetivo  deste trabalho é apresentar a importância da Libras no atendimento psicológico às pessoas surdas, numa perspectiva inclusiva. Para tal fim, realizou-se pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Os achados do estudo revelam a necessidade do conhecimento em libras pelos profissionais da psicologia, reconhecendo e salientando que o uso da mesma desempenha um papel crucial na eficácia do trabalho de psicólogos com essa população, pois não só facilita a comunicação, mas também demonstra um compromisso profundo com o respeito e a compreensão da cultura, da identidade e das experiências únicas dos surdos. Portanto, a comunicação em Libras na psicoterapia para surdos é um tema essencial para garantir que todos tenham acesso equitativo aos serviços psicológicos, respeitando suas particularidades linguísticas e culturais.

Citas

BAUMAN, HDL; MURRAY, JJ. Ganho de surdos: aumentando as apostas para a diversidade humana . Imprensa da Universidade de Minnesota, 2014.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras abordagens.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

CARVALHO, DR. O atendimento psicológico de surdos e barreiras comunicacionais. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2021.

CARVALHO, DR.; ALMEIDA, CP. Abordagem psicoterapêutica em Libras para surdos: estratégias e desafios. Revista Brasileira de Psicoterapia , 2018.

CASALI, AG. Uma psicoterapia para surdos no Brasil: avanços e desafios. Cadernos de Psicologia Clínica , 2012.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Código de Ética Profissional do Psicólogo . Brasília: CFP, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2022). Resolução CFP n° 13/2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2018). Resolução CFP n° 11/2018.

Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, adequando-os as pessoas com deficiência, como os surdos.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2021). Manual de Atendimento Psicológico . Apresenta orientações sobre a prática psicológica, incluindo a necessidade de capacitação em LIBRAS e a colaboração com intérpretes. Disponível em : https://www.cfp.org.br/ .

COSTA, LA; PEREIRA, EM. A eficácia da psicoterapia em Libras para surdos: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos de Psicologia Clínica , 2020.

EIJI, M. A história da educação de surdos na antiguidade: mitologia e inclusão . São Paulo: Edições Surdas, 2020.

FERREIRA, JP; MARTINS, SG. Aspectos da psicoterapia para surdos usando a Língua de Sinais Brasileira. Revista de Psicoterapia , 2019.

GALVÃO, F. Atendimento psicológico a surdos: inclusão e desafios. Psicologia em Revista , 2018.

LEICHSENRING, A. Inclusão e práticas educativas para surdos. Revista Brasileira de Educação , 2016.

LIMA, AS; FERNANDES, B.M. Psicoterapia de grupo em Libras para surdos: promovendo a inclusão e o bem-estar emocional. Psicologia em Movimento , 2016.

MATTIONI, R. Inclusão cultural e linguística: desafios no atendimento psicológico a surdos. Revista de Psicologia Aplicada , 2018.

NUNES, M.F. Acessibilidade comunicacional na clínica psicológica com surdos: um estudo de caso. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas , 2016.

OLIVEIRA, RS; MORAIS, T.C. Psicoterapia individual em Libras: estratégias e adaptações para atender a população surda. Revista de Psicologia Aplicada , 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova Iorque, 2006.

PEREIRA, BAM; LOURENÇO, L.M. Surdez e psicologia clínica: contribuições da literatura. Revista Psicologia , 2020.

PISONI, DB. Funcionamento cognitivo e acadêmico em crianças e adolescentes surdos: uma revisão da literatura. Jornal de Estudos Surdos e Educação Surda , 2016.

QUADROS, R.M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem . Porto Alegre: Artmed, 2015.

ROSA, P. da. No encontro intercultural, o encontro terapêutico: prática clínica com surdos. Cadernos de Psicologia Aplicada , 2017.

SANTOS, MA; ASSIS, R. Psicoterapia para surdos: considerações sobre o uso de intérpretes. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2015.

SANTOS, MA; LIMA, F.S. A importância da abordagem psicoterapêutica em Libras para surdos: um estudo de caso. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2021.

SILVA, AB; CARMO, CD. A psicoterapia na comunicação com surdos: o uso da Libras como ferramenta terapêutica. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , 2016.

SILVA, GR; RODRIGUES, IL. Atendimento psicoterapêutico em Libras para surdos: relatos de experiências e impactos. Psicologia em Debate , 2014.

SOUZA, LM; SANTOS, RA. Psicoterapia em Libras: desafios e possibilidades para o atendimento de surdos. Psicologia em Revista , 2015.

SOUZA, LM; SANTOS, RA. Psicoterapia em Libras: desafios e possibilidades para o atendimento de surdos. Psicologia em Revista , 2019.

STEINBERG, AG. Aconselhamento e psicoterapia com adultos e crianças surdos: um guia para profissionais . Washington: Gallaudet University Press, 2012.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda . Florianópolis: UFSC, 2008.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda . Florianópolis: UFSC, 2009.

TALASK, G. Considerações sobre o uso de intérpretes na psicoterapia para surdos. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2006. (Apud ROSA, 2017).

TOSTES, A. O papel da inclusão cultural na psicoterapia com surdos. Revista Brasileira de Psicologia Clínica , 2018.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Lopes de Amorim Andrade, A., & De Oliveira Gomes Ferreira , L. R. . (2024). A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE LIBRAS PELA (O) PSICÓLOGA(O) PARA O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INCLUSIVO À PESSOA SURDA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3016