ACCOUNTABILITY NO SETOR PÚBLICO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2626

Palabras clave:

Accountability; Democracia; Participação.

Resumen

Este artigo analisa concepções contemporâneas de accountability pública, com o objetivo de sintetizar a literatura sobre o tema e destacar a variedade de perspectivas e abordagens, tanto em contextos internacionais quanto no brasileiro. Além das noções tradicionais de accountability, como responsabilização e prestação de contas, o estudo ressalta sua importância como um dos pilares da governança moderna, tão essencial para fortalecer a democracia. A accountability pública permite que os cidadãos exijam o cumprimento das promessas eleitorais feitas pelos líderes eleitos e os responsabilizem por suas ações, enfatizando a importância do envolvimento da população nesse processo. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em fontes da literatura contemporânea para fundamentar o estudo. A análise da literatura indica que a accountability pública vai além da responsabilização e prestação de contas, incorporando conceitos como transparência, publicidade, participação, engajamento cidadão e outros elementos essenciais para uma governança democrática eficaz.

Biografía del autor/a

Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - campus Palmas, na área de Gestão e Negócios, ministrando disciplinas de empreendedorismo, tecnologia da informação e comunicação e planejamento estratégico. Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação desde 2018. Foi Pró-reitora de Extensão na mesma instituição nos anos de 2016 e 2018. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Católica de Brasília e graduada em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Pesquisadora associada do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) e professora do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFT).

Flavio Augustus da Mota Pacheco, Universidade Federal do Tocantins - IFTO

Graduado em Administração, Especialista em Planejamento Estratégico, Especialista em Marketing e Inteligência de Mercado, Especialista em Psicologia Positiva e Coach, Especialista em Processos Educacionais Inovadores, Mestre em Administração, Doutor em Administração e Pós-Doc em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação. Possui 19 anos como Professor Universitário, destes, 12 anos como Coordenador e professor de Cursos de pós-graduação, 7 anos como Coordenador de Curso de Graduação, em instituições como UniCatólica, UFT, Instituto Presidente Antônio Carlos-ITPAC e Faculdade Guaraí no Estado do Tocantins. Foi consultor empresarial, Palestrante e Conferencista por 7 anos nas áreas de Motivação, Liderança e Gestão Estratégica pela TFC Educacional, onde foi sócio-consultor. Foi sócio-diretor do Alvo Centro de Estudos Avançados, onde foi Diretor Pedagógico e de Marketing do Ensino Médio, e também de cursos de pós-graduação Lato Sensu - Atividade esta que durou 7 anos. Na UniCatólica, permaneceu por 15 anos, além de professor no curso de Administração, criou e coordenou o curso superior em Gestão Ambiental por 5 anos, além de fazer parte/coordenar a comissão de planejamento estratégico por 3 anos, e membro da comissão de Gestão da Qualidade por 2 anos. Na Fundação Universa foi professor em cursos de pós-graduação e coordenador de cursos executivos de curta de duração por 4 anos. Foi Presidente do IBIIS - Instituto Brasileiro de Inserção e Integração Social, por 4 anos, onde desenvolveu, capacitou e encaminhou centenas de jovens para o mercado de trabalho. Na Faculdade Guarai, criou e coordenou a Empresa Junior, e desenvolveu vários projetos em parceria com o comercio local. Atuou também como coordenador do curso de Administração por 4 anos, onde desenvolveu os primeiros eventos e projetos de extensão do curso naquela IES. NA UFT Coordenou o curso de Administração, e também criou e coordenou/ coordena os cursos de pós-graduação Lato Sensu: MBA Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental, MBA Gestão Financeira e Orçamentária, MBA Marketing, MBA Marketing e Inteligência de Mercado, e o MBA Liderança e Formação de Gestores. Nesta mesma instituição é professor do curso de Administração e também do Mestrado em Administração Pública. Nesses anos como professor e pesquisador, desenvolveu e publicou em parceria com colegas professores e pesquisadores, alunos, ex-alunos mais de 100 artigos, mais de 120 capítulos de livros, 25 organizações de livros e 3 livros de única autoria. As suas áreas de atuação são: Gestão de Pessoas e Liderança, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Hoje, além de atuar na Docência, empreende na construção civil e ministra palestras.

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Publicado

2024-08-20

Cómo citar

Guedes da Silva, N. W., Dias Ferreira Amorim, P. K. ., & da Mota Pacheco, F. A. . (2024). ACCOUNTABILITY NO SETOR PÚBLICO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIZAÇÃO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2626

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