A NEGLIGÊNCIA GOVERNAMENTAL: O ABANDONO ESTATAL NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS PARA INVESTIGAÇÕES DOS CRIMES DE HOMICÍDIO

Autores/as

  • Gezlayhara Dias Mendes IESC - Faculdade Guaraí
  • Juliana Lopes Aguiar IESC - Faculdade Guaraí
  • Amanda Lemos Corrêa IESC - Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2404

Palabras clave:

Homicídios; impunidade; investimentos; procedimentos investigativos; e negligência.

Resumen

Este estudo aborda a preocupante falta de resolução de homicídios em alguns estados brasileiros, atribuindo-a à negligência governamental na preservação das provas no local do crime e aos investimentos insuficientes em procedimentos investigativos como a cadeia de custódia, o exame do corpo de delito e as perícias técnicas. O homicídio, como o crime mais grave, emerge como uma das principais formas de violência, violando o direito à vida consagrado na Constituição Federal. A baixa taxa de resolução desses casos resulta em impunidade e desafia o poder punitivo do Estado. Os objetivos do estudo incluem compreender as razões para a falta de esclarecimento dos homicídios, investigar a importância dos procedimentos investigativos e examinar como o governo pode investir nessas investigações para evitar a impunidade. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, utilizando fontes como artigos científicos e dados de pesquisa de 2014 a 2023. O estudo busca contribuir para a compreensão da falta de esclarecimento dos homicídios e destacar a necessidade de investimentos e políticas eficazes para combater a impunidade em crimes violentos.

 

Citas

OTAVIO, Chico; ARAÚJO, Vera. Mataram Marielle: Como o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes escancarou o submundo do crime carioca. Editora Intrinseca, 2020. 208 p.

AMORIM, Mateus. Assistente de cena de crime: Solução para auxílio à investigação de homicídios. In: SBC Anais do II Workshop Brasileiro de Cidades Inteligente. 2020. Disponível em: Assistente de Cena de Crime: Solução Para Auxílio à Investigação de Homicídios | Anais do Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes (WBCI) (sbc.org.br)

Andréa, G. Fiorentino, Camargo, Juliana. Henrique. Crimes e sociedade em debate. Editora Cedjus. 2020. P. 28.

SCRAMIN, Ariane do Carmo Lins Carvalho. A Cadeia de Custódia e Prova Criminal: Impactos do Pacote Anticrime. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), São Paulo, 45 p, junho 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27862

TEIXEIRA, Beatriz - Uma análise sobre o esclarecimento de homicídios: Os fatores determinantes, o andamento do campo e suas repercussões sobre a segurança pública e sociedade brasileira. FGV RIC revista de iniciação científica, São Paulo, v.3, 37 p, novembro 2022. Disponível em: Uma análise sobre o esclarecimento de homicídios: Os fatores determinantes, o andamento do campo e suas repercussões sobre a segurança pública e sociedade brasileira | FGV RIC Revista de Iniciação Científica

Casemiro, Duarte, Marina. Adelpha Repositório Digital. São Paulo. Universidade Mackenzie., 2022. Disponível em: O profiling criminal por uma abordagem jurídica brasileira (mackenzie.br)

BRASIL. Constituição Da República Federativa do Brasil de, 1.988. Disponível em: Constituição (planalto.gov.br)

BRASIL. DECRETO - 3.689 de 1.941. Código de Processo Penal, 03 de outubro de 1.941. Disponível em: Del3689 (planalto.gov.br)

FERRAZ, T. S. Articulação e Comunicação entre os agentes do Estado: Possíveis Impactos sobre a Impunidade nos Crimes de Homicídio. Revista da AJURIS - QUALIS A2, [S. l.], v. 45, n. 145, p. 267–292, 2019 ARTICULAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE OS AGENTES DO ESTADO: POSSÍVEIS IMPACTOS SOBRE A IMPUNIDADE NOS CRIMES DE HOMICÍDIO | Revista da AJURIS - QUALIS A2

FERRAZ, T. S. local do crime e cadeia de custódia da prova: impactos sobre o esclarecimento dos crimes de homicídio, 2019 local do crime e cadeia de custódia da prova: impactos sobre o esclarecimento dos crimes de homicídio doloso

FLORENTINO, Tulio Fleury. A responsabilidade civil do estado no erro judiciário: o dever indenizatório pela prisão indevida, 2020 https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/146.

GIACOMOLLI, Nereu José; AMARAL, Maria Eduarda Azambuja. A cadeia de custódia da prova pericial na Lei nº 13.964/2019. Revista Duc In Altum Cadernos de Direito, v. 12, n. 27, p. 67-100, 2020 a cadeia de custódia da prova pericial na lei 13.964/2019 .

Instituto Sou da Paz - Realizou um levantamento de esclarecimento de assassinatos 2021, O Estado de São Paulo/ Metade dos Casos de Homicídios no Brasil Não é Esclarecida; Só 4 Estados Têm Alta Eficácia de Apuração. Disponível em: Sou da Paz - O Estado de S. Paulo | Metade dos homicídios no Brasil não é esclarecida; só 4 Estados têm alta eficácia de apuração

MARTINS, Carlo Dimitri. O serial killer dentro do direito penal brasileiro: o caso dos meninos emasculados do Maranhão e de Altamira. 1 ed. Fundacion Dialnet. 2018. Disponível em: O serial killer dentro do direito penal brasileiro: o caso dos meninos emasculados do Maranhão e de Altamira - Dialnet (unirioja.es)

NERY, F. S. A IMPUNIDADE DO HOMICÍDIO NO BRASIL. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, RJ, BRASIL. Google Acadêmico, 2019 https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50442.

Dignidade Re-Vista. A administração da morte de Marielle Franco por parte do Estado. Puc Rio. V. 4, n. 7. jul, 2019. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/963>. Acesso em: 27 nov. 2023.

LENZA P. e GONÇALVES, V. E. R. Direito Penal: Parte Especial, 13° edição. (2023 p.28) editora saraiva. PEDRO LENZA; VICTOR EDUARDO RIOS GONÇALVES. Goncalves, Victor Eduardo R. Direito Penal: Parte Especial. (Coleção Esquematizado®). (13th edição). Editora Saraiva, 2023.

PIRES, Fernanda Bastos. Marielle Franco, um acontecimento antropofágico: a comunicação de um corpo incômodo a cultura e política do Brasil. Repositório Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212493

RODRIGUES, Claudio Vilela; TOLEDO, José Carlos. Um método para medição de desempenho do serviço público de Perícia Criminal com base no valor. SciELO. v. 24, n. 3, p. 538-556. 2O17. Disponível em: SciELO - Brasil - Um método para medição de desempenho do serviço público de Perícia Criminal com base no valor Um método para medição de desempenho do serviço público de Perícia Criminal com base no valor

SILVA MARINHO, Milena; GOUVEIA LIMA, Adriano. A importância do inquérito policial para a investigação criminal. Repositório Educacional Universidade de Goiás, 2021. Disponível em: Repositório Instituicional AEE: A IMPORTÂNCIA DO INQUÉRITO POLICIAL PARA A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

SILVA, Rute Xavier. Vivência de peritos criminais sobre vestígios forenses não preservados por profissionais da saúde e segurança. DSPACE Instituto Federal de Pernambuco, 2022. Disponível em: Vivência de peritos criminais sobre vestígios forenses não preservados por profissionais da saúde e segurança (ifpe.edu.br)

PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015. Revista dos Tribunais Online, Thomson Reuters. vol. 260/Out, 2016. p. 75 – 101. Disponível em: TALAMINI, Eduardo. Produção antecipada de prova no Código de Processo Civil de 2015 (1).pdf (usp.br)

PEREIRA, Walber Henrique Santos. Onze Fitas: O debate em torno da problemática Elucidação de Homicídios no Brasil. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB, 2019. Disponível em: WHSP01102019.pdf (ufpb.br)

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Gezlayhara Dias Mendes, Juliana Lopes Aguiar, & Amanda Lemos Corrêa. (2024). A NEGLIGÊNCIA GOVERNAMENTAL: O ABANDONO ESTATAL NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS PARA INVESTIGAÇÕES DOS CRIMES DE HOMICÍDIO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2404

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.