USO DO DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PIUM/TO

Autores/as

  • Rayanne De Freitas Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Kênia de Castro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins
  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2318

Palabras clave:

cálculo mental, álgebra, aprendizagem divertida, atividade lúdica

Resumen

O uso de atividades lúdicas, utilizada como recurso metodológico didático na educação, motiva e desperta o interesse do aluno, contribuindo para uma aprendizagem mais atrativa e significativa, permitindo a fixação dos conteúdos abortados em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo utilizar o jogo Dominó de operações com números naturais com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula no desenvolvimento do cálculo mental e utilização dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão em resolução de problemas com alunos do 6º ano do ensino fundamental. O jogo foi realizado no horário normal de aula no período da manhã, com duração total de 2 aulas de 50 minutos cada, com a participação de 40 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Pium–TO. Houve a formação de 10 (dez) grupos (4 alunos por grupo) para apresentação e explicação das regras do jogo. Após a utilização do jogo, os alunos foram convidados a responder um questionário com as seguintes questões fechadas. Através da análise da aplicação do jogo, observou-se que a abordagem lúdica realizada apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo estudado. O jogo proporcionou uma situação de socialização, um ambiente descontraído e interativo para uma aprendizagem contextualizada e mais próxima do cotidiano do aluno. Portanto, o dominó de operações com números naturais foi uma estratégia auxiliar de grande relevância para o aprendizado e fixação do estudo das operações básicas, apoiando o professor a contextualizar o conteúdo e motivar os alunos.

Citas

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

De Freitas Cruz, R., de Castro da Silva, K. ., & Melo Viroli, S. L. . (2024). USO DO DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PIUM/TO . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2318

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