METILFENIDATO E APRIMORAMENTO COGNITIVO FARMACOLÓGICO:

UMA ANÁLISE DO USO DO FÁRMACO NO MELHORAMENTO ACADÊMICO INFANTIL

Autores/as

  • Aline Roepke Loss Correa Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
  • Hellen Piske Scardua Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
  • Juliano Kácio Zorzal Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
  • Lyvia de Andrade Costa Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
  • Simone da Penha Pedrosa Palcich Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Palabras clave:

Melhoramento cognitivo, Farmácia, Farmacologia, Educação, Metilfenidato

Resumen

O metilfenidato é um estimulante do sistema nervoso central. Afeta substâncias químicas no cérebro e nos nervos que contribuem para a hiperatividade e o controle dos impulsos. A administração desses medicamentos em jovens saudáveis deve ser avaliada cuidadosamente. Se essas drogas mostrarem efeitos positivos em indivíduos saudáveis, questões sobre os potenciais efeitos do uso de potenciadores cognitivos, incluindo as implicações éticas, legais e sociais, merecem atenção urgente. O presente estudo analisou o Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico, através de uma análise do uso do fármaco no melhoramento acadêmico infantil. O uso de nootrópicos pelo público em geral reflete o desejo dos indivíduos (ou a pressão exercida sobre eles) de melhorar sua cognição, mesmo que sejam saudáveis, e terá várias motivações, como o estresse associados ao trabalho ou competitividade no meio acadêmico e científico. A eficácia dessas drogas que melhoram a cognição carece de evidências científicas que sustentem os benefícios atribuídos a elas, como mais foco ou melhor memória, pois os resultados em estudos mostram pouca consistência cobrindo um espectro de efeitos deletérios a efeitos benéficos em determinadas tarefas.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Correa, A. R. L., Scardua, H. P., Zorzal, J. K., Costa, L. de A., & Palcich, S. da P. P. (2023). METILFENIDATO E APRIMORAMENTO COGNITIVO FARMACOLÓGICO:: UMA ANÁLISE DO USO DO FÁRMACO NO MELHORAMENTO ACADÊMICO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). Recuperado a partir de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1051

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