CONSIDERAÇÕES DA CULTURA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO

Authors

  • José Marciel Araújo Porcino UNIFIP
  • Francisco Sales de Sousa Filho .
  • Valéria Amanda Jerônimo Pereira Pinto Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Silmaria Bezerra Porcino Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas-ISEL
  • João Erikes Almeida Marques Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Keywords:

Gestão, ensino, organização, aprendizagem

Abstract

O presente trabalho objetiva considerar a cultura e a sociedade na educação. Nessa ação de conhecimento, entende-se que a cultura é compreendida como um movimento histórico e social que diáloga com todos os segmentos da sociedade. Foi utilizada a revisão de literatura. embasa-se em autores como Machado (2002), Moreira e Candau (2012), e Giddens (2005). E para interliga a metodologia proposta nessa pesquisa, também se fez do uso do materialismo do discurso analítico, critico e reflexivo a luz do pensamento da cultura e educação. A cultura é a identidade de um povo que vive em determinada localização, onde seus atores sociais: escola-gestãoaluno-família assumem múltiplos papéis sociais; atribuindo-se responsabilidade, competência, habilidades artísticas, habilidades profissionais e valores culturais. Que muitas vezes, alguns não são aceitos pela sociedade de maneira geral, mas, que assumem papéis correspondentes as normas e costumes construído ao longo da história da humanidade. Percebe-se que a socialização está ancorada nas relações sociais e suas configurações de construção de laços afetivos e emocionais que se estabelecem na infância com as pessoas de referencias nos vínculos familiares. Ou seja, ocorre o compartilhamento voluntário e involuntário de comportamentos, gestos, linguagem, brincadeira, valores, costumes, crenças e atitudes, os quais a criança, tende-se a introjetar e/ ou projetar no presente futuro, de modo que servirá de base para replicar ou não na segunda fase. Compreendemos que o campo pedagógico são provocações e as condições às quais a pessoa/ ou aluno tende-se a atuar de forma autônoma, onde sua capacidade reflexiva e critica da realidade o transportará para a criação do seu mundo, de forma responsável e coerente com o mundo, com as pessoas e principalmente consigo mesmo. Assim, dando ênfase a reflexão-açãorealidade diante de si e do outro significante diante de uma cultura e sociedade educada.

Published

2023-07-25

How to Cite

Porcino, J. M. A., Sousa Filho, F. S. de, Pinto, V. A. J. P., Porcino, S. B., & Marques, J. E. A. (2023). CONSIDERAÇÕES DA CULTURA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Retrieved from http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/821