A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484Keywords:
Storytelling, Children's classics, Reader educationAbstract
O presente artigo se trata de um recorte da minha tese de doutorado em Educação. Desse fato, esta pesquisa pretende estudar acerca da importância da contação de histórias e da presença dos clássicos da literatura, na formação de leitores, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Portanto, por questão central, indagamos: qual a importância das contações de histórias para o desenvolvimento educacional, cognitivo e formativo das crianças? Com efeito, propõe-se investigar a utilização dos clássicos infantis na contação de histórias, por meio de uma pesquisa quantitativa, direcionada aos alunos das séries que compõem o Ensino Fundamental I, no intuito de verificar a presença dessas leituras na vida escolar desses alunos, e os benefícios que elas trazem para a evolução de futuros leitores. Por metodologia, esta pesquisa se fundamenta nas premissas de Machado (2002) e de Calvino (2007), na tentativa de responder a grande questão feita pelos dois estudiosos; “por que ler os clássicos?” Nessa perspectiva, essa temática revela o quanto a leitura é fundamental na vida das crianças e para o futuro adulto. Investiga-se ainda a aquisição da linguagem e da escrita nos alunos que receberam esse diferencial no acesso ao conhecimento dos clássicos, assim como daqueles que não tiveram essa oportunidade.
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