A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484

Keywords:

Storytelling, Children's classics, Reader education

Abstract

O presente artigo se trata de um recorte da minha tese de doutorado em Educação. Desse fato, esta pesquisa pretende estudar acerca da importância da contação de histórias e da presença dos clássicos da literatura, na formação de leitores, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Portanto, por questão central, indagamos: qual a importância das contações de histórias para o desenvolvimento educacional, cognitivo e formativo das crianças? Com efeito, propõe-se investigar a utilização dos clássicos infantis na contação de histórias, por meio de uma pesquisa quantitativa, direcionada aos alunos das séries que compõem o Ensino Fundamental I, no intuito de verificar a presença dessas leituras na vida escolar desses alunos, e os benefícios que elas trazem para a evolução de futuros leitores. Por metodologia, esta pesquisa se fundamenta nas premissas de Machado (2002) e de Calvino (2007), na tentativa de responder a grande questão feita pelos dois estudiosos; “por que ler os clássicos?” Nessa perspectiva, essa temática revela o quanto a leitura é fundamental na vida das crianças e para o futuro adulto. Investiga-se ainda a aquisição da linguagem e da escrita nos alunos que receberam esse diferencial no acesso ao conhecimento dos clássicos, assim como daqueles que não tiveram essa oportunidade.

Author Biographies

Gracy Maria da Silva Dieb, Universidad Politécnica y Artística del Paraguay

Possui mestrado em Educação pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (2014). Atualmente é professora pedagoga na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

outorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizador dos livros: Trajetórias epistemológicas em políticas públicas e sociais: Cenários e fluxos contemporâneos (2024); Políticas Públicas em Perspectivas: Caracterização teórico-prática e interdisciplinar em Educação, Sociologia, Direito, Serviço Social, Psicologia e Administração Pública (2023); Políticas Públicas em sua conjuntura global: práxis em Direitos Humanos, Educação, Habitação, Juventude, Justiça, Ambiental e Concessão Pública (2022); e Programa de coleta seletiva de Crateús-CE em diferentes perspectivas e contribuições para o Meio Ambiente, Educação, Saúde, Serviço Social e Políticas Públicas (2022). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR. Avaliador na Classificação Mundial de Universidades da Times Higher Education (THE), no ano de 2024. Atualmente trabalha como Revisor de Texto e Assessoria em reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu obtidos no estrangeiro.

References

AGUIAR, N. K. R.; PORDEUS, M. P. A importância do processo de leitura, letramento e escrita para a melhoria dos resultados nas avaliações externas da escola de ensino médio Joaquim Bastos Gonçalves. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 3816–3835, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42712. Acesso em: 23 jan. 2025.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

FARIAS, S. M. S.; PORDEUS, M. P. Necessidade da leitura no processo ensino/aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 1033–1046, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1743. Acesso em: 23 jan. 2025.

HANSEN, J. A. Crítico Literário. Campinas: São Paulo. Editora Unicamp, 2006.

AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/3481.

MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de janeiro: Objetiva, 2002.

RODRIGUES, E. B. T. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.

Published

2025-01-30

How to Cite

da Silva Dieb, G. M. ., & Pereira Pordeus, M. (2025). A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484