O DESEMPREGO E A NOTORIEDADE DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR PARA O PROJETO DE VIDA EMANCIPATÓRIO JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3097Abstract
O agravamento do desemprego entre os jovens têm provocado discussões constantes sobre a importância de um Projeto de Vida para a mobilidade social. A escola tem se tornado um espaço crucial, onde diferentes profissionais auxiliam a juventude a enfrentar os desafios impostos pelo modelo produtivo capitalista. Nesse contexto, os Assistentes Sociais foram requisitados não apenas para garantir os direitos desses jovens, mas também para ajudá-los a compreender e enfrentar a complexa estrutura social que herdarão. Diante dessa problemática, o presente estudo teórico, de caráter bibliográfico e com abordagem descritiva, explicativa, dialética e qualitativa, investigou, revisou e analisou, a partir de fontes predominantemente secundárias, o papel do Assistente Social na orientação escolar sociopsicopedagógica e sua contribuição para o pleno desenvolvimento da juventude. O objetivo é conceber um Projeto de Vida emancipatório durante a formação elementar, com foco no enfrentamento do desemprego. Para isso, foram utilizados métodos científicos de análise, refutamento e confronto entre as bibliografias pesquisadas. O processo de revisão teórica incluiu técnicas de endereçamento das obras consultadas, bem como fichamento bibliográfico com uso de citações e resenhas.
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