A MATEMÁTICA NA MICROSCOPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Authors

  • Sarah Auharek Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Tiago Domingos Mouzinho Barbosa Prefeitura Municipal Campinas
  • Ernani Aloysio Amaral UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.2986

Keywords:

Matemática; microscopia; ensino de ciências; extensão universitária.

Abstract

This work describes the experience of a workshop given during National Science and Technology Week, 2017, with the theme: Mathematics is in everything! The proposed workshop was entitled "mathematics in microscopy" and was offered to Science and Biology teachers from public and private schools in the municipality of Teófilo Otoni, Minas Gerais. The experience within the workshop contributed to the improvement of primary school teachers in terms of using the microscope in practical classes, as well as highlighting the transversality of mathematics in this context. The activity provided reflection, sharing of experiences and exchange of knowledge in the face of a timeless difficulty in basic education: understanding the microscopic structure of the human body and the existence of a reality that is not captured by the resolving power of the human eye.

Author Biographies

Tiago Domingos Mouzinho Barbosa, Prefeitura Municipal Campinas

Pós-doutorado concluído pela UNESP-Rio Claro, SP (2019). Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Licenciado em Ciências Biológicas pela UNICAMP (2007). Desenvolve estudos taxonômicos em Lauraceae e plantas aquáticas. Atua principalmente nas seguintes áreas: Sistemática e Taxonomia de Angiospermas e Genética de Populações. Trabalhou (2015-2023) como servidor Técnico de Laboratório/Biologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - MG nos Laboratórios de Microscopia e Morfologia Funcional, dos quais foi o servidor técnico-responsável, e no Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular. Atualmente, é professor de Ciências na rede municipal de ensino de Campinas - SP.

Ernani Aloysio Amaral, UFVJM

Bacharel em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Biologia Celular também pela UFMG. Durante formação de pós-graduação stricto sensu, exerceu pesquisas relacionadas à neurociência e transmissão sináptica. Fellow 2016 do Programa FAIMER Brasil que consiste em Especialização em Educação para Profissionais de Saúde. Exerce a função de Professor Associado I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), atuando junto à Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Professor do Programa de Pós-Gradação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS). Atua como professor orientador do curso de especialização em Ensino de Ciências Ciência é 10! junto à UFVJM. Tem experiência docente nas áreas de Morfologia (Anatomia, Neuroanatomia, Embriologia, Biologia Celular e Histologia) e Bioquímica.

References

ACKERMANN, Pieter Cornelius. The suitability of multimedia resource for teaching undergraduate histology in a developing country. Pretoria, 2004. Disponível em: https://repository.up.ac.za/handle/2263/24565?show=full. Acesso em: 14 out. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação. 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. [Brasília]: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 20 set. 2023. Disponível em: <https://www.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/217-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2017-a-matematica-esta-em-tudo>. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017: a Matemática está em tudo! [São Paulo]: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 19 out. 2017. Disponível em: <https://www.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/217-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2017-a-matematica-esta-em-tudo>. Acesso em: 19 dez. 2023.

BORGES, Marcelo Gules. Escala e Biologia: percepção e vida no Antropoceno. IN: A Matemática está em tudo: Compreendendo o desenvolvimento científico a partir da Matemática em diálogo com as Ciências da Natureza. UFSC/CED/NUP, 2017. 57 P. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YyljhHmKSAv8aJ_AFcBpWwADK4Q9NMEf/view. Acesso em: 14 out. 2024.

GIOPPO, Christiane;.SCHEFFER, Elisabeth Weinhardt; NEVES, Marcos C. Danhoni. O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná. Educar, n. 14, p. 39-57, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YXgMBd57ZwqJNRN4QdNNzXS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 out. 2024.

GOTTARDO, Laís; RIBEIRO, Wilton Alves; FRIEDRICH, Simoni Priesnitz; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves; GULLICH, Roque Ismael da Costa; SANTO, Erica Hermel do Espírito. Observação de células em microscópio: identificando as diferentes formas celulares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 3., 2015, Santo Ângelo, RS. Anais. Santo Ângelo: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2015. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/1404/1197. Acesso em: 15 out. 2024

OLIVEIRA, Maria Inês Braga; DA SILVA, Maria Isabel; DE ABREU, Isaac Holanda; PEREIRA, Vilma Camila Aparecida de Souza; DA SILVA, Grazielly Sebrenski; MAGALHÃES, Marcela dos Santos. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.4, p.71-82, 2016. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1235/1304. Acesso em: 15 out. 2024.

RODRIGUES, Ultamir Miranda. Transversalidade e matemática: uma proposta para o ensino de medidas de massa no 7º ano do ensino fundamental através da questão social “Alimentação para a saúde”.Trabalho Conclusão de Curso. Tefé/Amazonas. 2021. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/3668/1/Transversalidade%20e%20matem%C3%A1tica%20%20uma%20proposta%20para%20o%20ensino%20de%20medidas%20de%20massa%20no%207%C2%BA%20ano%20do%20ensino%20fundamental%20atrav%C3%A9s%20da%20quest%C3%A3o%20social%20%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20para%20a%20sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

SANT’ANA, Paulo Luís; MACHADO, Cristiane Tolentino; DOS SANTOS, Conceição Aparecida; SILVA, Robson Campos. Práticas educacionais: diferentes abordagens no ensino de histologia. Rev. Ciênc. Ext. v.13, n.4, p.162-173, 2017. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1566/1446. Acesso em 15 out.2024.

Published

2024-10-17

How to Cite

Auharek, S., Domingos Mouzinho Barbosa, T., & Aloysio Amaral, E. (2024). A MATEMÁTICA NA MICROSCOPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.2986