IMPACTO DA INTRODUÇÃO DE NOVOS RADARES DE TRÂNSITO EM RELAÇÃO AO NÚMERO E PERFIL DE ATENDIMENTOS REALIZADO PELO SIATE EM CASCAVEL-PR: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE 2021 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.2938Keywords:
Trauma, Emergência, Saúde PúblicaAbstract
O objetivo foi descrever o perfil epidemiológico dos atendimentos em acidente de trânsito realizados pelo SIATE na cidade de Cascavel-PR entre os anos de 2021 e 2023. Estudo ecológico e de série temporal com análise de dados públicos sobre acidente de trânsito registrados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Paraná para a cidade de Cascavel, entre 2021 e 2023. Foram registrados 6.174 acidentes de trânsito nos quais houve acionamento do SIATE, sendo 89,7% ocorridos no perímetro urbano e o tipo colisão foi o mais frequente (85%). Estes produziram um total de 6.732 vítimas, sendo 2.264 (33,6%) em 2021, 2.377 (35,3%) em 2022 e 2.091 (31,1%) em 2023, resultando em uma média de 1,22 vítimas por acidente. O sexo masculino foi o mais acometido (65,4%, 62,3% e 62,1%, respectivamente). O SIATE constatou 15, 18 e 7 óbitos resultando em +14% na letalidade em 2022 e -66% em 2023. A colisão foi o tipo de acidente mais letal (56,6%). Comparando os dados urbanos totais de 2023 com 2022 houve diminuição das vítimas com ferimentos leves ou ilesas (1,0% e 2,6%, respectivamente), por outro lado houve aumento naquelas consideradas moderadas ou graves (2,0% e 0,4%, respectivamente). Quando comparadas as vítimas totais apenas nos endereços com radar, em 2022 comparado com 2021, houve +7,7% naquelas com baixa gravidade e +1,9% com alta. Comparado com 2022 em 2023 houve -11,8% nas de baixa e -5,6% naquelas com alta gravidade. Neste mesmo período o número de vítimas por acidente diminuiu apenas nos endereços com radares e aumentou nos demais pontos.
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