METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DO ESPAÇO.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2866

Abstract

Este artigo explorar o potencial da inserção do uso das metodologias ativas no ensino de Geografia na educação básica, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais engajadora e significativa. Argumenta-se que essas estratégias incentivam os alunos a se tornarem participantes ativos no processo educativo, estimulando a interação profunda com o conteúdo e fomentando habilidades críticas e criativas. A metodologia empregada combina uma revisão integrativa da literatura, abordando artigos de periódicos especializados, com procedimentos mais dinâmicos, incluindo visitas de campo e a implementação de duas práticas específicas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Júri Simulado. Essas atividades demonstram como a aplicação de metodologias ativas pode transformar o ensino de Geografia, tornando-o mais atrativo e eficaz, ao mesmo tempo que prepara os alunos para enfrentar desafios complexos, reforçando a importância de se adotarem abordagens pedagógicas inovadoras na educação contemporânea..

Author Biographies

Felipe Alan Souza Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia (PPGEO/UFPA), participante do Laboratório de Estudo e Pesquisa GMAPA. Professor de Educação Básica. E-mail: felipesantosprof@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4931-2481.

Alan Nunes Araújo, Universidade Federal do Pará.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará –PPGEO/UFPA. Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de Pesquisa GMAPA/ UFPA.alanaraujo@ufpa.br/ https://orcid.org/0000-0001-9962-8962.

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Published

2024-09-18

How to Cite

Santos, F. A. S., & Araújo, A. N. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DO ESPAÇO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2866