IMAGENS DE SI NA PEÇA PUBLICITÁRIA OBRA DE ARTE, DE COCA-COLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2101

Keywords:

Discurso. Anúncio. Publicidade. Coca-Cola.

Abstract

This article aims to analyze the discourse engendered in an advertising for the Coca-Cola brand, aiming to verify how the meaning effects are engendered in an advertisement for this brand, which mobilizes a large part of food products (in the of soft drinks and juices) in Brazil. For this analytical procedure, Discourse Analysis is used as a theoretical and methodological tool, specifically the concepts of enunciation scenes developed by Dominique Maingueneau, namely, encompassing scene, generic scene, scenography and ethos. The corpus to be analyzed comprises an advertisement for the Coca-Cola brand, entitled 'Work of Art', widely disseminated by the Coca-Cola channel on YouTube, on March 7, 2023. As it is a famous brand, the advertisements have a large circulation, affecting both spectators and meaning, making the discursive analysis of their advertisements relevant. As a result, at the end of this analytical journey, the possible contributions to understanding the discursive functioning of advertising pieces as catalysts for the “good image” of companies concerned with culture and art are weighed.

Author Biographies

Fernanda Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluna do curso de Letras, UFT.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Damião Francisco Boucher, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional e graduação em Letras, Português e Inglês e suas respectivas literaturas, por essa mesma instituição; Especializado em Análise do Discurso Político e Jurídico e Psicologia Analítica Junguiana - Perspectiva Multidisciplinar, ambas especializações pela Faculdade Unyleya (FU), Rio de Janeiro; colaborador do projeto de pesquisa intitulado O sucesso midiático como ponte para o sucesso político sob o número de registro 3536 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, com o objetivo de descrever e interpretar as diversas manifestações discursivas na interseção do campo político com o midiático. É membro do Corpo Editorial do Grupo de Estudos de Análise do Discurso (GESTADI), Palmas, Tocantins

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Published

2024-01-31

How to Cite

Sampaio, F. R., Soares, T. B., & Boucher, D. F. (2024). IMAGENS DE SI NA PEÇA PUBLICITÁRIA OBRA DE ARTE, DE COCA-COLA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2101