A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484

Palavras-chave:

Contação de histórias, Clássicos infantis, Formação de leitor

Resumo

O presente artigo se trata de um recorte da minha tese de doutorado em Educação. Desse fato, esta pesquisa pretende estudar acerca da importância da contação de histórias e da presença dos clássicos da literatura, na formação de leitores, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Portanto, por questão central, indagamos: qual a importância das contações de histórias para o desenvolvimento educacional, cognitivo e formativo das crianças? Com efeito, propõe-se investigar a utilização dos clássicos infantis na contação de histórias, por meio de uma pesquisa quantitativa, direcionada aos alunos das séries que compõem o Ensino Fundamental I, no intuito de verificar a presença dessas leituras na vida escolar desses alunos, e os benefícios que elas trazem para a evolução de futuros leitores. Por metodologia, esta pesquisa se fundamenta nas premissas de Machado (2002) e de Calvino (2007), na tentativa de responder a grande questão feita pelos dois estudiosos; “por que ler os clássicos?” Nessa perspectiva, essa temática revela o quanto a leitura é fundamental na vida das crianças e para o futuro adulto. Investiga-se ainda a aquisição da linguagem e da escrita nos alunos que receberam esse diferencial no acesso ao conhecimento dos clássicos, assim como daqueles que não tiveram essa oportunidade.

Biografia do Autor

Gracy Maria da Silva Dieb, Universidad Politécnica y Artística del Paraguay

Possui mestrado em Educação pela Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (2014). Atualmente é professora pedagoga na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

outorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizador dos livros: Trajetórias epistemológicas em políticas públicas e sociais: Cenários e fluxos contemporâneos (2024); Políticas Públicas em Perspectivas: Caracterização teórico-prática e interdisciplinar em Educação, Sociologia, Direito, Serviço Social, Psicologia e Administração Pública (2023); Políticas Públicas em sua conjuntura global: práxis em Direitos Humanos, Educação, Habitação, Juventude, Justiça, Ambiental e Concessão Pública (2022); e Programa de coleta seletiva de Crateús-CE em diferentes perspectivas e contribuições para o Meio Ambiente, Educação, Saúde, Serviço Social e Políticas Públicas (2022). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR. Avaliador na Classificação Mundial de Universidades da Times Higher Education (THE), no ano de 2024. Atualmente trabalha como Revisor de Texto e Assessoria em reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu obtidos no estrangeiro.

Referências

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Publicado

2025-01-30

Como Citar

da Silva Dieb, G. M. ., & Pereira Pordeus, M. (2025). A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484