IMAGENS DE SI NA PEÇA PUBLICITÁRIA OBRA DE ARTE, DE COCA-COLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2101

Palavras-chave:

Discurso. Anúncio. Publicidade. Coca-Cola.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o discurso engendrado em um anúncio publicitário da marca coca-cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em um anúncio dessa marca, que mobiliza grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no brasil. Para tal procedimento analítico, utiliza-se a análise do discurso como ferramental teórico e metodológico, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por dominique maingueneau, a saber, cena englobante, cena genérica, cenografia e ethos. O corpus a ser analisado compreende um anúncio publicitário da marca coca-cola, intitulado 'obra de arte', amplamente divulgado pelo canal coca-cola no youtube, em 7 de março de 2023. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação, afetando tanto sujeitos espectadores, quanto sentidos, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas publicidades. Como resultado, ao fim desse percurso analítico, sopesam-se as possíveis contribuições para a compreensão do funcionamento discursivo de peças publicitárias como catalisadoras da “boa imagem” de empresas preocupadas com a cultura e a arte.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluna do curso de Letras, UFT.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Damião Francisco Boucher, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional e graduação em Letras, Português e Inglês e suas respectivas literaturas, por essa mesma instituição; Especializado em Análise do Discurso Político e Jurídico e Psicologia Analítica Junguiana - Perspectiva Multidisciplinar, ambas especializações pela Faculdade Unyleya (FU), Rio de Janeiro; colaborador do projeto de pesquisa intitulado O sucesso midiático como ponte para o sucesso político sob o número de registro 3536 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, com o objetivo de descrever e interpretar as diversas manifestações discursivas na interseção do campo político com o midiático. É membro do Corpo Editorial do Grupo de Estudos de Análise do Discurso (GESTADI), Palmas, Tocantins

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Sampaio, F. R., Soares, T. B., & Boucher, D. F. (2024). IMAGENS DE SI NA PEÇA PUBLICITÁRIA OBRA DE ARTE, DE COCA-COLA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2101