EMPREGABILIDADE DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Bárbara de Oliveira Guedes Otoni Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Luan Diego de Lima Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Americo Fernando de Souza Alves Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, Segurança da informação, Educação

Resumo

O artigo aborda, a princípio, a importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para a construção e consolidação do conhecimento escolar e acadêmico dos indivíduos na sociedade contemporânea. E, ainda, como a utilização dos AVA evidencia que a tecnologia ocupa um espaço significativo na trajetória escolar dos estudantes. Em seguida, indica riscos apontados pelo OWASP (Open Web Application Security Project), caracterizado por conter amplo consenso a respeito dos riscos de segurança mais críticos para uma aplicação web, que podem comprometer a experiência de estudo conferida por Ambientes Virtuais de Aprendizagem, assinalado como elemento central, caracterizando todo o aspecto passível de análise e aplicação das questões aqui tratadas. Propondo-se a oferecer informações relevantes ao leitor, este trabalho realiza pontuais distinções entre a modalidade de Ensino à Distância e a Atividade Emergencial Remota, e, de forma derradeira, dispõe de métodos abrangidos pela segurança de informação, inclusive os preconizados pelo OWASP, com intuito de enfatizar que riscos e ameaças podem ser abordados e previstos antes mesmo que aconteçam, para que a integridade e segurança em meio ao método aplicado sejam estabelecidas de forma eficaz.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Otoni , B. de O. G., Pereira, L. D. de L., & Alves, A. F. de S. (2023). EMPREGABILIDADE DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/986