UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS EM BIOCOMPÓSITOS À BASE DE CIMENTO PORTLAND PARA FABRICAÇÃO DE PAINÉIS DE CONCRETO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA
Palavras-chave:
Biomateriais, Construção civil e Disposição dos materiaisResumo
Os resíduos agroindustriais são vistos como resíduos de baixa periculosidade, sendo o impacto causado pelo grande volume gerado. Contudo, a disposição irregular desses resíduos pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública, pois nesses resíduos também há presença de material orgânico, produtos químicos. Nesse cenário, estudos que visem a aplicação desses materiais para formação de subprodutos sustentáveis, ganha-se destaques. Este estudo busca coletar resíduos da agroindústria que serão utilizados na confecção de artefatos para a construção de uma praça, na Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa conclui que a aplicação desses resíduos, como a cinza da casca do arroz e a serragem/cavacos são eficientes ao serem adicionos no concreto para confecção dos intertravados e outros materiais, visto que, não mostraram alterações na estruturais. O ganho para a educação ambiental também foi de suma importância, pois ao se aplicar a praça sustentável dentro da própria universidade, ouve uma participação direta entre a comunidade acadêmica e o ambiente, atingindo assim o objetivo de difundir a sustentabilidade por aplicação de pesquisas com resultados satisfatórios sendo direcionadas no contexto social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.