MULHERES NA DITADURA MILITAR:
UM LEVANTAMENTO ACERCA DAS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS QUE SURGIRAM E ATUARAM DURANTE O PERÍODO DE 1964 A 1985 NO BRASIL
Palavras-chave:
Mulheres, Organização, Movimento, Ditadura MilitarResumo
Este artigo tem como objetivo identificar as principais organizações da sociedade civil formada por mulheres que surgiram e atuaram durante o período da ditadura civil-militar no Brasil. Trata-se de um trabalho de revisão sistemática da literatura e que procura apresentar, mais precisamente, quais foram os principais movimentos de mulheres que surgiram entre os anos de 1964 a 1985 e como eles se posicionaram, política e ideologicamente, diante do regime político instaurado. Esses movimentos que surgiram naquele momento apoiavam ou eram contra o regime? Qual era a visão desses coletivos a respeito do contexto histórico? O que eles reivindicavam? Os movimentos e organizações de mulheres possuíam demandas específicas ou se engajaram no conflito mais geral, de legitimação e contraposição ao regime político? O tema aqui abordado se justifica pela importância do resgate da presença das mulheres nesse período da história brasileira, dominantemente interpretado pela historiografia a partir de outras perspectivas, que secundarizam ou anulam a sua participação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.