UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE PORTO (2015) NO PROJETO DE ANCORAGENS DE REFORÇO DE CORTINA ATIRANTADA EM BELO HORIZONTE - MG

Autores

  • Pedro Victor Garcia de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Ferreira Tolentino Universidade Federal de Ouro Preto
  • Augusto Romanini Universidade Federal de Ouro Preto
  • Thiago Bomjardin Porto Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bulbo, Cortina Atirantada, Reforço

Resumo

Estruturas podem apresentar diversas patologias no decorrer da execução de projeto e/ou durante seu período de trabalho. Contudo, essa condição pode ser resolvida a partir de reforços. Este trabalho apresenta o reforço de uma estrutura de contenção que faz parte da BR 356 Km 2,5 na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais que sofreu uma grave patologia: deslocou-se em 10 cm gerando trincas e fissuras na pavimentação da Av. Nossa Senhora do Carmo, onde está localizada. A região é composta por um perfil geológico-geotécnico de baixa complexidade: camada de silte-arenoso (proveniente de filito presente na região) sobreposta por aterro controlado, de composição siltosa. A metodologia do cálculo de reforço proposta abrange o método apresentado por Porto (2015) utilizando cálculos usuais e considerando o SPT no centro do bulbo. Avaliou-se a utilização do SPT médio, mas este não confere o melhor resultado para a estrutura.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Oliveira, P. V. G. de, Tolentino, F. F., Romanini, A., & Porto, T. B. (2023). UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE PORTO (2015) NO PROJETO DE ANCORAGENS DE REFORÇO DE CORTINA ATIRANTADA EM BELO HORIZONTE - MG. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/678