AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES BIOPSICOSSOCIAIS DE FAMILIARES CUIDADORES DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE
Palavras-chave:
Cuidadores, Hemodiálise, Psicologia, Família, nsuficiência Renal CrônicaResumo
O estudo aborda a temática da Insuficiência Renal Crônica (IRC) e do tratamento de hemodiálise, considerando as diversas consequências para o familiar cuidador. Esse tema tem grande relevância, pois o papel do familiar cuidador é desgastante e o sujeito que assume essa função pode adquirir comprometimentos em sua vida social, na sua saúde física e mental, sendo que, vivencia mudanças nos seus hábitos, além de restrições devido ao tempo de dedicação ao tratamento. Por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, objetiva-se descrever as principais repercussões biopsicossociais para os familiares cuidadores de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise. A IRC é vista como grave problema de saúde que não há expectativa de cura, tendo como tratamento mais comum a hemodiálise. Devido às especificidades da doença, é importante a presença de um cuidador, que geralmente é algum familiar. Pode haver casos de sobrecarga nesse cuidador em diversos fatores, sendo esses físicos, sociais e psicológicos. Sua rotina pode tornar-se comprometida e limitada, causando redução nas atividades sociais, contratempos no trabalho, problemas de saúde, alterações na vida familiar, despreocupação com o autocuidado, dentre outros. O papel de cuidador pode tornar-se desgastante, sendo necessária uma assistência da Psicologia voltada para esses sujeitos de forma individual ou grupal, com o propósito de atenuar essa situação e criar um espaço de escuta humanizada. O vínculo entre paciente e família é muito importante e necessita de uma atenção do psicólogo agindo com um mediador na manutenção desses laços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.