A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Brincadeiras Tradicionais, Aprendizagem, Educação InfantilResumo
Brincadeira tradicional é uma temática que tem conquistado espaço nas escolas, principalmente no que se refere à educação infantil. As brincadeiras tradicionais estão contidas no folclore e na cultura brasileira. A utilização dessa ferramenta permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do uso das brincadeiras tradicionais para a aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi uma análise literária de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como, OLIVEIRA (2007), KISHIMOTO (2003), FONTANA (1997), VYGOTSKY (1984), WALLON (1975), FANTIN (2000) e uso de documentos públicos como RCNs (1998), LDB (1998), dentre outros. O estudo permitiu compreender que é possível, por meio das brincadeiras e jogos infantis uma aprendizagem significativa e que influencia positivamente no desenvolvimento integral das crianças, sendo capaz de solucionar problemas tanto na esfera social quanto cognitiva. Assim compreende-se que o professor deve refletir sobre o resgate e o uso das brincadeiras tradicionais no contexto escolar e apropriar deste instrumento em seu papel pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.