OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE MENINAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4134Palavras-chave:
TEA feminino. Inclusão escolar. Enfermagem.Resumo
Introdução: O referido artigo promove uma abordagem a respeito dos desafios dos profissionais de enfermagem, destinados à inclusão escolar de meninas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A menina com o TEA é identificada como um indivíduo que tem o seu desenvolvimento afetado por prejuízos nas áreas de comunicação, interação social e comportamental, apresentando maior dificuldade de se detectar o transtorno, se comparado com os meninos, o que reflete a importância do enfermeiro pela sua formação técnico-científica em saúde. Objetivo geral: Descrever os desafios da enfermagem no processo de inclusão escolar de meninas com TEA. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, pautada em artigos científicos dos últimos cinco anos. Resultados: Os estudos levantados demonstraram o vasto papel desempenhado pelos enfermeiros no processo de inclusão escolar de meninas com TEA, contribuindo na otimização do seu desenvolvimento escolar e desempenhando sua prática com resolutividade, ética e no acompanhamento de situações crônicas. Discussão: O enfermeiro no âmbito escolar se destaca por assegurar aos discentes os cuidados de saúde, intervindo com estratégias, a fim de melhorar as habilidades da criança com TEA e seus desafios abrangem principalmente a qualificação específica sobre esse transtorno. Conclusão: O enfermeiro é fundamental para crianças com TEA no âmbito escolar, pois, o processo de inclusão requer humanização e olhar holístico, bem como a promoção do cuidado integral. Já os desafios observados, destacam-se: limitação de conhecimentos do TEA, capacitação específica sobre saúde mental, pouca experiência no ambiente escolar e maior apoio aos familiares.
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