O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4003Palavras-chave:
Tecnologia Digital; Leitura; Ensino Superior.Resumo
Este artigo investiga os impactos das tecnologias digitais nos hábitos de leitura dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI). A prática da leitura, essencial à formação acadêmica e crítica, tem sido profundamente modificada pelo advento das mídias digitais, que, ao mesmo tempo em que democratizam o acesso à informação, também introduzem novos desafios, como a fragmentação da atenção e a superficialidade na leitura. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário enviado a todos os estudantes matriculados no curso, obtendo 21 respostas. Os resultados apontam que, embora a tecnologia proporcione praticidade e ampliação das fontes de pesquisa, ela também favorece a dispersão, a leitura rápida e, muitas vezes, o consumo de conteúdos superficiais. A análise teórica, fundamentada em autores como Pierre Lévy, Maryanne Wolf e Roger Chartier, reforça que é necessário um olhar crítico sobre o uso das tecnologias na formação docente, valorizando práticas que estimulem a leitura profunda e reflexiva. Conclui-se que, apesar dos desafios impostos pela era digital, as tecnologias, se utilizadas com intencionalidade pedagógica, podem ser poderosas aliadas na construção do conhecimento e no desenvolvimento da competência leitora.
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